Ministério da Saúde lamenta morte de médico devido à Covid-19

19 de Junho 2020

O Ministério da Saúde lamentou esta sexta-feira a morte de um médico com Covid-19 no Hospital de São José, em Lisboa, e endereçou os votos de pesar à família e amigos deste profissional.

Numa nota publicada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), o ministério de Marta Temido indica que o falecimento deste clínico, na sequência de infeção pelo novo coronavírus, ocorreu “ao início da noite de quarta-feira, dia 17 de junho, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central, EPE”.

O médico que faleceu estava internado nos cuidados intensivos do Hospital de São José há 40 dias e tinha 68 anos.

Também a Ordem dos Médicos (OM) já manifestou esta sexta-feira o seu pesar pela morte deste profissional de saúde e endereçou as condolências à família.

“Que honremos todo o seu esforço e dedicação aos doentes continuando todos nós, como profissionais e como sociedade, a enfrentar esta pandemia com responsabilidade, seriedade e com todos os meios necessários ao nosso alcance”, escreve o bastonário da OM, Miguel Guimarães, na nota.

Este é o primeiro caso conhecido da morte de um médico por Covid-19 desde o início do surto em Portugal.

A notícia da morte do médico, que tinha sido inicialmente avançada pelo jornal Público, dava conta que o clínico, que terá sido infetado por um colega, era especializado em medicina geral e familiar e colaborava com a equipa de gastroenterologia do Hospital Curry Cabral.

O Público refere ainda que este profissional de saúde “não teria fatores de risco associados”.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 450 mil mortos e infetou mais de 8,4 milhões de pessoas em todo o mundo.

Em Portugal, segundo o último boletim epidemiológico divulgado, morreram 1.524 pessoas das 38.089 confirmadas como infetadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights