OMS reforça capacidade de diagnóstico em Moçambique

29 de Junho 2020

A Organização Mundial da Saúde (OMS) vai hoje reforçar a capacidade de diagnóstico de covid-19 em Moçambique com a entrega de uma nova máquina de testes em laboratório, anunciou a organização.

“À semelhança dos outros países, Moçambique regista um aumento do número de casos de covid-19”, refere a OMS, pelo que “o reforço da capacidade de diagnóstico do novo coronavírus continua a ser uma das intervenções importantes para conter a propagação da doença”.

O novo aparelho (Multiplex qPCR) vai ser entregue hoje ao Ministério da Saúde para identificar e quantificar, numa única reação e em simultâneo, “múltiplos organismos patogénicos, incluindo vírus, bactérias, parasitas e fungos que causam doenças infecciosas”.

Este é o segundo aparelho deste tipo doado pela OMS, além de outros apoios, tais como equipas técnicas, câmaras de rastreio da temperatura em pontos de controlo de passageiros, equipamentos de proteção individual e reagentes.

Moçambique testou 28.586 casos suspeitos desde o início da pandemia, em 11 de março, com uma taxa de positivos de 3%, segundo dados das autoridades de saúde.

O país tem um total acumulado de 859 infetados, com cinco óbitos e 228 recuperados.

 

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

PCP apresenta medidas para “inverter a degradação” do SNS

O PCP apresentou esta sexta-feira algumas medidas urgentes para “inverter a degradação” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), criticando as “políticas de vários governos” de PS, PSD e CDS, que abriram “caminho para a destruição” daquele serviço público.

DE-SNS mantém silêncio perante ultimato da ministra

Após o Jornal Expresso ter noticiado que Ana Paula Martins deu 60 dias à Direção Executiva do SNS (DE-SNS) para entregar um relatório sobre as mudanças em curso, o HealthNews esclareceu junto do Ministério da Saúde algumas dúvidas sobre o despacho emitido esta semana. A Direção Executiva, para já, não faz comentários.

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

A ULS de Braga e a Fundação Infantil Ronald McDonald assinaram ontem um protocolo de colaboração com o objetivo dar início à oferta de Kits de Acolhimento Hospitalar da Fundação Infantil Ronald McDonald aos pais e acompanhantes de crianças internadas nos serviços do Hospital de Braga.

FNAM lança aviso a tutela: “Não queremos jogos de bastidores nem negociatas obscuras”

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) disse esta sexta-feira esperar que, na próxima reunião com o Ministério da Saúde, “haja abertura para celebrar um protocolo negocial”. Em declarações ao HealthNews, Joana Bordalo e Sá deixou um alerta à ministra: ” Não queremos jogos de bastidores na mesa negocial. Não queremos negociatas obscuras.”

SNE saúda pedido de relatório sobre mudanças implementadas na Saúde

O Sindicato Nacional dos Enfermeiros (SNE) afirmou, esta sexta-feira, que vê com “bons olhos” o despacho, emitido pela ministra da Saúde, que solicita à Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) um relatório do estado atual das mudanças implementadas desde o início de atividade da entidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights