Biomédicas da UPorto aposta em doentes virtuais 3D para reforçar ensino clínico

1 de Julho 2020

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto vai, no próximo ano letivo, “apostar na inovação”, estando já a negociar a aquisição de simuladores com doentes virtuais em três dimensões para reforçar o ensino clínico.

“Independentemente da contingência em que vivemos, havia já a necessidade de um reforço da simulação médica na formação pré-graduada e pós-graduada”, afirmou hoje Henrique Cyrne Carvalho, diretor do ICBAS.

 Em declarações à agência Lusa, o diretor do instituto da Universidade do Porto revelou estar já a negociar com uma empresa portuguesa a aquisição de 25 simuladores com doentes virtuais em 3D para os serviços do Centro Hospitalar e Universitário do Porto (CHUP) onde é dada formação pré e pós-graduada.

“São modelos absolutamente próximos da realidade que permitem a aprendizagem sem a invasão do doente”, afirmou Henrique Cyrne Carvalho, adiantando que o simulador permitirá que os estudantes aprendam técnicas clínicas, tais como toque retal, vaginal, auscultação cardíaca e pulmonar.

Além de permitir o treino de técnicas clínicas e a repetição das mesmas, o simulador terá “um enquadramento clínico” que, à semelhança do doente, poderá apresentar falta de ar ou dor no peito e que, possibilitará aos estudantes a elaboração da “história clínica” e a realização de exames auxiliares de diagnóstico.

“Os cenários clínicos são previamente incorporados no sistema, aliás, estamos a estabelecer um protocolo para incorporar mais cenários clínicos, portanto, além da observação e aprendizagem técnica, o sistema permite a elaboração de um raciocínio clínico”, garantiu.

Os custos desta “aposta na inovação” vão ser suportados pelo ICBAS e pelo Centro Hospitalar Universitário do Porto (Santo António), sendo que cada equipamento custa 7.500 euros e a licença para a utilização dos casos clínicos, “ronda os 30 a 40 mil euros” anuais.

Além deste “apetrecho” tecnológico, o ICBAS vai proceder à divisão das turmas práticas, de forma a possibilitar e dar continuidade ao ensino de proximidade com os doentes, sendo que cada aula não terá mais do que quatro alunos.

“Todos nós identificamos a necessidade da proximidade dos estudantes com os doentes. Não podem ser criados médicos de aquário, de facto, têm de conviver com esta realidade. Tem de aprender que isto é uma das contingências da profissão que escolheram e devem ser capazes de participar num esforço para se tratar o doente, apesar das dificuldades”, salientou o diretor.

Nesse sentido, os estudantes vão voltar a ter aulas teóricas e teórico-práticas presenciais, sendo que as turmas vão ser dividas por questões de segurança e precaução no âmbito da covid-19.

Apesar do regresso presencial, as aulas vão ser gravadas e introduzidas na plataforma da Universidade do Porto, de forma a que os estudantes possam “beneficiar dos seus conteúdos” e possam “rever a aula”

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights