Associação alerta para importância de os doentes com problemas cardíacos manterem hábitos saudáveis nas férias

2 de Julho 2020

A prática de exercício físico, o cuidado de uma alimentação saudável, evitar situações de stress e o consumo de álcool e tabaco são alguns dos alertas da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) na prevenção da doença coronária. Através da campanha “A saúde do coração não tira férias”, a associação quer sensibilizar os portugueses para a necessidade de manter um estilo de vida saudável “também no período de férias”.

De acordo com o presidente da APIC, João Brum Silveira, a adoção de um estilo de vida saudável que garanta uma alimentação adequada, a prática de exercício físico e onde sejam evitadas situações de stress e o consumo de álcool e de tabaco, “é essencial para a prevenção da doença coronária”.

“As doenças coronárias são crónicas e obrigam à toma continuada de medicação. No caso de ser um doente cardíaco, lembre-se de levar os medicamentos para o seu destino de férias e não se esqueça de os tomar. É muito importante. A Saúde do Coração não tira férias”, afirma João Brum Silveira

Os especialistas da área explicam que a doença coronária carateriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Esses depósitos causam um estreitamento ou obstrução das artérias o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco. As principais doenças coronárias são a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Associação Nacional de Laboratórios Clínicos diz que ULS da Lezíria prejudicará acesso dos utentes a análises clínicas caso avance com internalização

A Associação Nacional de Laboratórios Clínicos (ANL) lamenta que a Unidade Local de Saúde da Lezíria pretenda internalizar os serviços de análises clínicas, “em desrespeito dos contratos de convenções existentes e que abrangem a área de influência da ULS da Lezíria e com manifesto prejuízo dos direitos de acesso e da liberdade de escolha dos utentes que recorrem àquela unidade de saúde”.

46% das mulheres sentem que as suas dores menstruais não são levadas a sério no trabalho

No âmbito do Dia do Trabalhador a INTIMINA realizou o seu segundo Estudo sobre Menstruação e Ambiente de Trabalho para aprofundar o impacto que a baixa menstrual teve na vida das mulheres em Espanha, o primeiro país da Europa a implementar esta licença. Os resultados revelam que 46% das mulheres sentem que as suas dores menstruais não são levadas a sério no trabalho.

Especialistas abordam situação da dengue em Portugal

O Instituto de Higiene e Medicina Tropical – Universidade NOVA de Lisboa (IHMT NOVA) promove na próxima semana a sessão “Dengue em Portugal: Onde Estamos? Risco de Introdução e Proteção de Viajantes”.

Ana Jorge acusa Governo de a ter exonerado de “forma rude”

A ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) Ana Jorge acusou esta terça-feira o Governo de a ter exonerado de “forma rude, sobranceira e caluniosa”, admitindo, numa carta enviada a todos os trabalhadores, que foi apanhada de surpresa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights