TAKHZYRO em seringa precheia recebe parecer positive da EMA para a prevenção de ataques recorrentes de AEH

6 de Julho 2020

A Takeda anunciou esta segunda-feira que o Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deu luz verde na avaliação da adição da nova apresentação e recomentou a aprovação de TAKHZYRO (lanadelumab) em seringa precheia. O medicamento de administração subcutânea (SC) sujeito a prescrição médica foi aprovado na Europa para prevenção de rotina dos ataques recorrentes de angiodema hereditário (AEH) em doentes com 12 ou mais anos  de idade.

De acordo com os especialistas, o AEH é uma doença genética rara que resulta em crises recorrentes de edema – inchaço – em várias partes do corpo, incluindo o abdómen, face, pés, genitais, mãos e garganta.

É por isso que Paulo Rebelo, Rare Metabolic Disease and HAE Business Unit Head da Takeda Portugal, explica que o parecer positivo da EMA reforça o objetivo da farmacêutica “de melhorarmos a experiência na administração do tratamento em doentes que recebem o TAKHZYRO”.

O medicamento recebeu aprovação Europeia em Novembro de 2018 baseado nos resultados de Fase III do estudo HELP™ (Hereditary Angioedema Long-Term Prophylaxis), que avaliou a redução do número médio de crises mensal de AEH em doentes que recebiam tratamento com TAKHZYRO versus placebo. Atualmente, está aprovado como injecção de 300 mg, apresentado em frasco. A seringa pré-cheia é a evolução, que requer menos passos na preparação do que o tratamento atual de TAKHZYRO injeção em frasco, enquanto reduz desperdício.

A aprovação da nova apresentação não envolve uma mudança na substância activa do medicamento. A opinião do CHMP determina que a decisão da Comissão Europeia (CE) seja adoptada nos próximos 12 meses, permitindo que a Takeda inicie os procedimentos de lançamento da seringa pré-cheia de TAKHZYRO na Europa no final deste ano. Outras submissões regulamentares para a seringa pré-cheia estão a ser revistas ou planeadas ao longo de 2020 e em diante.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos: “A resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino”

“Para além do eixo intestino-cérebro, que é o mais conhecido, existem outras relações do intestino com muitos outros órgãos, como o sistema cardiovascular, o sistema endócrino (influenciando a tiroide, a fertilidade, por exemplo), doenças reumáticas e até resistência à insulina.” Portanto, a “resposta para muitos dos problemas de saúde está no intestino, e a chave para os resolver está naquilo que comemos”, segundo a nutricionista Maria Inês Antunes, que integra os órgãos sociais da Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

Câmara de Porto de Mós entrega seis viaturas a USF do concelho

A Câmara de Porto de Mós vai entregar seis viaturas às unidades de saúde familiar (USF) do concelho, iniciativa que integra a descentralização de competências do Estado central na área da saúde, disse esta quarta-feira o presidente do município.

Fundo de Formação do SIM tem candidaturas até 31 de maio

O prazo de apresentação de candidaturas para o Fundo de Formação do SIM, cujo objetivo é contribuir para a formação pós-graduada dos Médicos Internos, associados do Sindicato há pelo menos um ano, prolonga-se até 31 de maio. Está disponível uma verba de 150.000€ para 2024.

Abertas candidaturas para bolsa ‘ReMission’

Já estão abertas as candidaturas para a bolsa ‘ReMission’, uma iniciativa que visa promover a investigação científica nas áreas das neoplasias de células B maduras.  Este é um projeto da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights