Brasil com 1.233 mortes e quase 40 mil casos nas últimas 24 horas

16 de Julho 2020

 O Brasil registou 1.233 mortes e 39.924 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde do país.

Com isso, o Brasil alcançou a marca de 75.366 óbitos e 1.966.748 casos da doença provocada pelo novo coronavírus.

O Governo brasileiro frisou que 1.255.564 pessoas já são consideradas recuperadas da Covid-19 e outras 635.818 pessoas estão em tratamento.

Um consórcio de empresas de comunicação social que também divulga os números da pandemia recolhidos junto das secretarias de saúde dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal informou que o país somou 1.261 novas mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, atingindo um total de 75.523 óbitos.

Em casos confirmados, foram 39.705 os novos registos no último dia, com o total de 1.970.909 de brasileiros infetados pela doença, segundo os media brasileiros.

Uma investigação divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das instituições que lidera ações de combate à pandemia, realizada através de um sequenciamento genético em vários locais do Brasil, detetou pelo menos seis estirpes do SARS-CoV-2 que circularam nos primeiros meses da pandemia no país.

O estudo apontou também que uma estirpe específica que surgiu na Europa por volta do dia 02 de fevereiro, e que deve ter chegado ao Brasil algumas semanas depois, se espalhou com mais força no país sul-americano a partir de múltiplas introduções independentes em meados de março.

Para chegar aos resultados, os investigadores da Fiocruz realizaram o sequenciamento de amostras de 95 pessoas, amostras que foram recolhidas entre 29 de fevereiro e 28 de abril, de todas as regiões do país.

Na tarde de quarta-feira, o governador do estado brasileiro de São Paulo, João Doria, informou que o Instituto do Coração começará a utilizará 10 ventiladores pulmonares desenvolvidos pela Universidade de São Paulo (USP).

Esses equipamentos podem ser usados tanto em unidades de terapia intensiva como em camas de média complexidade, substituindo, assim, as máquinas importadas.

O projeto, chamado Inspire, é o resultado de quatro meses de estudo de 200 investigadores da Escola Politécnica da USP, com a colaboração de outros setores da universidade, incluindo a Faculdade de Medicina.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 579 mil mortos e infetou mais de 13,4 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights