Câmara de Évora exige reabertura urgente das extensões de saúde

31 de Julho 2020

A Câmara Municipal de Évora exigiu à Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo a reabertura urgente das extensões de saúde das freguesias rurais do concelho ainda encerradas, na sequência da pandemia da Covid-19. A exigência consta numa moção, intitulada "É urgente reabrir todas as extensões de saúde das freguesias rurais do concelho de Évora", proposta pelos eleitos da CDU e aprovada por unanimidade na mais recente reunião de câmara, divulgou esta sexta-feira o município.

“Quatro meses após o fecho das extensões, adensam-se as preocupações sobre a sua reabertura apesar da ARS ter garantido à câmara, em 12 de julho, a sua reabertura para breve”, lê-se na moção, apontando como exemplo o caso da freguesia de São Sebastião da Giesteira e Boa-Fé.

No início de junho, a Câmara de Évora, de maioria CDU, já tinha aprovado, também por unanimidade, uma tomada de posição a apelar às entidades competentes para a “urgente reabertura” de todas as extensões de saúde que foram encerradas, bem como para o reforço dos seus meios.

Nesta moção, considera a situação “inaceitável” e volta a exigir à ARS do Alentejo que “reabra, de imediato, as extensões de saúde ainda encerradas e proceda de forma a repor o direito aos cuidados de saúde pública primários no concelho”.

No passado mês de junho, o secretário de Estado que coordena o combate à covid-19 no Alentejo considerou “essenciais” as consultas médicas nas freguesias rurais, vincando que a orientação do Governo é para a sua reposição “o mais rápido possível”.

“A orientação” do Ministério da Saúde é para que a retoma dos serviços de saúde nas freguesias rurais seja feita “o mais rápido possível”, disse então o secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, numa conferência de imprensa em Évora.

Está em curso “um processo que tem a ver com os próprios profissionais, que é liderado pela ARS” e “nós estaremos o mais atentos possível” para que essa retoma aconteça “da forma mais rápida e mais eficaz, para que as pessoas voltem a ter essas consultas, que são essenciais”, sublinhou, na altura.

Durante o Estado de Emergência, declarado pelo Governo, pela primeira vez, em 18 de março, várias extensões de saúde de freguesias rurais do concelho de Évora foram encerradas e não voltaram a reabrir.

Portugal contabiliza pelo menos 1.727 mortos associados à Covid-19 em 50.868 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights