Sobe para 29 o número de infetados em Montemor-o-Novo

20 de Agosto 2020

A deteção de dois novos casos de infeção de Covid-19 na freguesia do Ciborro, na quarta-feira, elevou para 29 o total de casos ativos da doença no concelho de Montemor-o-Novo (Évora), segundo informações divulgadas esta quinta-feira.

Os números dizem respeito aos testes cujos resultados foram conhecidos até às 19:30 de quarta-feira e incluem um caso que já se encontrava ativo no concelho antes da deteção do atual surto e um caso de internamento hospitalar.

Contactada pela Lusa, a presidente da Junta de Freguesia do Ciborro, Nélia Campino, confirmou que os dois novos casos reportados hoje pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, pertencem àquela aldeia, o que eleva para 12 o total de testes positivos na localidade.

O Ciborro continua a concentrar a maior parte dos casos ativos (12) no concelho, mas Nélia Campino sublinhou que os dois novos casos se referem a “situações que já estavam identificadas e ambos já se encontravam em isolamento”.

Fonte dos serviços locais de saúde também confirmou à Lusa que “a maior parte dos casos” detetados nos últimos dias “não são uma surpresa” para as autoridades de saúde e que essas pessoas “já estavam em confinamento”.

“Há apenas um caso que ainda não está bem definido, mas dá a ideia que vai encaixar [numa das cadeias de transmissão conhecidas] brevemente”, disse a mesma fonte, que confirmou não haver ainda certezas sobre a ligação deste surto com o do concelho vizinho de Mora, onde existem atualmente 48 casos ativos da doença.

Nos próximos dias, “vão continuar a ser feitos testes na comunidade e aos grupos profissionais que lidam com pessoas mais vulneráveis”, refere um comunicado divulgado pela Câmara de Montemor-o-Novo.

A autarquia alentejana ativou, na segunda-feira, o Plano Municipal de Emergência (PME) de Proteção Civil, que se encontra em vigor até ao dia 31 deste mês.

“A ativação do PME é uma resposta imediata à necessidade de direção e coordenação no âmbito da Proteção Civil em apoio às Autoridades de Saúde Pública, assegurando a articulação das várias entidades envolvidas na prevenção e resposta ao surto, bem como a garantia de mobilização atempada de meios e recursos”, explicou a presidente da câmara, Hortênsia Menino, em comunicado.

O surto de Covid-19 em Montemor-o-Novo foi divulgado na segunda-feira pela diretora-geral da Saúde, Graça Feitas, referindo que “ainda está em investigação” a ligação deste foco da doença ao surto do concelho vizinho de Mora.

Portugal contabiliza pelo menos 1.786 mortos associados à Covid-19 em 54.701 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This