Câmara de Marvão adia festival islâmico “Al Mossassa” para 2021

7 de Setembro 2020

O município de Marvão, no distrito de Portalegre, decidiu adiar a edição deste ano do festival islâmico “Al Mossassa”, iniciativa que deveria decorrer em outubro, devido à pandemia de Covid-19, foi esta segunda-feira divulgado.

Num comunicado publicado na página do município na rede social Facebook, é explicado que, “em virtude da imprevisibilidade” da evolução da situação epidemiológica durante os próximos meses, a 15ª. edição do festival foi adiada para os dias 01, 02 e 03 de outubro de 2021.

O festival “Al Mossassa”, iniciativa que tem como objetivo evocar a época da fundação daquela vila alentejana, pelo guerreiro Ibn Maruam, no século IX, é um certame que anualmente acolhe milhares de visitantes, oriundos de todo o país e também da vizinha Estremadura espanhola para celebrar o passado islâmico, judaico e cristão daquela vila.

A edição deste ano do festival estava programada para os dias 03, 04 e 05 de outubro.

“Este é um adiamento justificado pela importância do cumprimento das regras de distanciamento social no combate à pandemia Covid-19. Algo que seria impossível de garantir, por maiores que fossem as restrições, num evento que junta milhares de pessoas, oriundas das mais diversas origens, de Portugal e do estrangeiro”, lê-se no documento.

O festival “Al Mossassa”, ou a “Festa da Fundação”, como também é conhecido, é um dos eventos de maior relevância no concelho de Marvão e na região, contando com recriações históricas com figurantes trajados a rigor.

Um mercado árabe, artesãos a trabalhar ao vivo, um acampamento militar com exposição de armas, jogos para crianças, cavaleiros em duelos de armas, música e dança exótica, saltimbancos, cuspidores de fogo, encantadores de serpentes, domadores de aves de rapina e artes circenses são outras das atrações da iniciativa.

Inclui também o “Mercado das 3 Culturas”, situado na parte alta da vila, podendo os visitantes encontrar o ambiente de um mercado típico da época, com dezenas de pontos de venda.

Nesse espaço, podem ser adquiridos e apreciados produtos e objetos relacionados com as culturas islâmica, judaica e cristã, ou tomar chá árabe e saborear as iguarias daquela época.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights