Portugal apresenta nova tecnologia para melhorar a gestão de doenças crónicas

8 de Setembro 2020

Portugal vai apresentar no maior evento europeu de tecnologias para a saúde uma nova plataforma que permite uma melhor gestão de doenças crónicas. O evento arranca esta terça-feira e termina dia 11 de setembro, envolvendo mais de 4.200 participantes de mais de 98 países com cerca de 130 expositores.

A Health Cluster Portugal (HCP)vai apresentar uma nova plataforma digital para a gestão de doenças como o Alzheimer, DPOC, Diabetes e doenças cardiovasculares. Esta nova tecnologia permite com que o doente partilhe, de forma rápida e eficaz, informações sobre o seu estado de saúde atual com o médico.

A plataforma coleta dados do paciente através de sensores que mais tarde essa informação é guardada, permitindo com que o médico tome conhecimento de forma imediata de possíveis alterações no organismo do doente. Os dados fazem uma analise de 360º do paciente, oferecendo um tratamento personalizado e centrado do doente.

Esta tecnologia fornece, ao mesmo tempo, à equipa médica informações do paciente em tempo real. Permite a monitorização continua de parâmetros físicos e neurológicos, específicos de cada doença.

De acordo com a HCP, a pandemia veio demonstrar que a digitalização em saúde assume uma crescente importância e Portugal. Para a Diretora de Desenvolvimento de Negócio do HCP, Joana Feijó, “a apresentação de uma solução tecnológica desenvolvida no âmbito do subcluster Smart Health Network, é a demonstração do compromisso das empresas e centros de investigação Portugueses com a digitalização em saúde e a prova de que Portugal estará cada vez mais presente nesta área. Estamos a desenvolver e integrar tecnologia portuguesa para dar resposta a desafios de saúde universais. A HIMSS permite aos associados do HCP internacionalizar e dar a conhecer lá fora o que estamos a fazer em conjunto”.

Estima-se que 77% das mortes registadas na Europa sejam provocadas por doenças crónicas. A Organização Mundial da Saúde refere, também, que cerca de 20% dos doentes crónicos são readmitidos nos hospitais passados 30 dias de terem sido dados de alta. 80% das despesas da saúde estão relacionadas com estas doenças.

É neste sentido que a HCP garante que a “plataforma é uma solução de gestão de doentes crónicos em casa que oferece maior qualidade nos cuidados prestados, menor esforço da equipa clínica e menores custos.”

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights