Portugal assume presidência de entidade europeia de turismo em “altura crítica”

12 de Setembro 2020

Portugal passou, esta semana, a assumir a presidência da European Travel Commission, entidade europeia de turismo, numa “altura crítica” para o setor devido à pandemia de covid-19, um cargo que surge como “reconhecimento do percurso do país”.

Na passada terça-feira, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, venceu a eleição para a presidência da European Travel Comission, com Portugal a obter 16 votos entre os 29 expressos, significando então que o responsável acumulará os dois cargos nos próximos quatro anos.

Em entrevista à agência Lusa, Luís Araújo admite que chega à presidência desta organização europeia numa “fase crítica” para o setor, dados os impactos da pandemia de covid-19, com perdas acentuadas para os negócios, não só por causa das medidas restritivas impostas pelos Estados-membros da União Europeia (UE), mas também pela falta de procura.

“Não podemos perder tempo. Percebemos perfeitamente as questões sanitárias, que é a grande pedra-de-toque para gerar a confiança no turista, queremos participar desta forma de controlar [o surto], mas não o podemos fazer se não tivermos coordenação”, vinca o responsável.

Para Luís Araújo, a eleição “foi o reconhecimento de um trabalho que Portugal tem vindo a fazer nos últimos anos”, tanto “o setor público como o privado”, bem como “um reconhecimento do trabalho que o Turismo de Portugal fez nestes últimos anos a nível de inovação e de projeção da imagem” do país.

“Não só pelos resultados que [o país] obteve, mas também pela capacidade de trazer inovação, de apostar numa diversificação, de ter papel de partilha e de ligação com os outros Estados-membros e com os outros organismos internacionais”, argumenta na entrevista à Lusa.

“É resultado de um histórico importante de afirmação deste setor e é isso que queremos continuar a fazer”, reforça Luís Araújo.

O objetivo é, então, que Portugal consiga “trazer um pouco dessa inovação e dessa capacidade de coordenação e de ligação para dentro da UE e para fazer a ligação com os Estados-membros”, pretendendo o país “apostar na capacidade de equilibrar as coisas, de avaliar e de projetar a futuro”, diz o responsável à Lusa.

Entre as apostas para o mandato português está a “sustentabilidade, o mercado interno europeu com experiências fluidas dentro do território e o conhecimento baseado em dados e em projeções”, elenca.

Luís Araújo afirma ainda estar confiante que o turismo seja uma das prioridades da presidência portuguesa da UE, no primeiro semestre de 2021.

“Tenho confiança que vai ser”, realça.

Luís Araújo é presidente do Turismo de Portugal desde 2016 e, esta semana, passou também a assumir a presidência da European Travel Commission.

Criada em 1948, a European Travel Commission junta 33 organizações nacionais de turismo de 31 países europeus, tendo em vista promover a Europa como destino turístico, nomeadamente através da marca Visit Europe.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights