Abbott lança em Portugal novo teste que permite resultados em 15 minutos

15 de Setembro 2020

O Abbott anunciou esta segunda-feira que recebeu marcação CE para o seu dispositivo de teste rápido Panbio ™ COVID-19 Ag, para a deteção do vírus em indivíduos com suspeita de terem contraído o novo coronavírus . O teste “rápido, portátil e fácil de usar que permite resultados em 15 minutos” é para uso exclusivo por profissionais de saúde .

De acordo com a companhia, este novo teste “é uma opção fiável, acessível, portátil e expansível para testes à Covid-19. O teste rápido de antigénio também pode ser uma ferramenta muito útil para apoiar estratégias de Saúde Pública, como o rastreamento de contactos e testes em grande escala de indivíduos com suspeita de infeção ativa.”

“O teste rápido de antigénio permite testes frequentes à Covid-19 em grande escala, permitindo identificar rapidamente os indivíduos infetados e reduzir a propagação do vírus”, disse Tiago Cravo, Sales Manager do Abbott. “O Abbott usou a sua liderança, conhecimento e experiência na área das doenças infeciosas para criar esta ferramenta poderosa que torna os testes em grande escala rápidos, baratos e acessíveis. Neste momento, a companhia está a trabalhar com as autoridades nacionais para implementá-los em Portugal”.

Os especialistas explicam que os testes de antigénio detetam uma proteína do vírus para determinar a infeção. Como o teste de antigénio fornece informações essenciais no período da infeção em que os indivíduos estão sob maior risco de transmitir a doença, pode ser uma ferramenta poderosa para deter a propagação da infeção. Os testes rápidos de antigénio permitem que os resultados possam ser entregues ao doente na mesma unidade de saúde onde foram realizados.

É neste sentido que o Abbott garante que os testes rápidos de antigénio podem contribuir para: aumentar o acesso a testes devido ao seu design simples. Os testes são portáteis, fáceis de usar e fornecem resultados rápidos que podem ser usados em unidades onde não existem instrumentos laboratoriais ou estes não são os indicados; realizar testes com maior frequência devido à sua acessibilidade e à rapidez com que os resultados são obtidos e para aumentar  a escala de testes, permitindo que a comunidade e as organizações testem milhares de indivíduos para reduzir o risco de propagação da doença, em combinação com testes de PCR.

Sobre o teste Panbio COVID-19 Ag, os especialistas explicam que “é um teste com tecnologia de fluxo lateral para deteção rápida e qualitativa do vírus SARS-CoV-2. A recolha de amostras em indivíduos é realizada através do exsudado da nasofaringe. Não requer qualquer teste de confirmação.”

No entanto, “um resultado negativo não exclui a possibilidade de o doente estar infetado com Covid-19 e não pode ser usado como base única para a determinação do tratamento ou para outras decisões terapêuticas. Ao tomar uma decisão, um resultado negativo deve ser combinado com observações clínicas, histórico do doente e informações epidemiológicas.

Os resultados preliminares de um estudo clínico realizado pelo Abbott com 241 amostras demonstraram que o teste Panbio COVID-19 Ag tem uma sensibilidade de 93,3% e uma especificidade de 99,4% em indivíduos com suspeita de exposição à Covid-19 ou com sintomas nos últimos sete dias. O Abbott enviou informações sobre o teste à Organização Mundial da Saúde (OMS) para integrar a Lista de Uso de Emergência.

O Panbio COVID-19 Ag Test foi desenvolvido com recursos de segurança de risco biológico para reduzir o risco de contaminação por vírus enquanto o teste é realizado por profissionais de saúde.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Limitações nas urgências por região

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou hoje um novo plano de reorganização das urgências, que indica que 39 pontos vão funcionar com limitações nalgumas especialidades entre os dias 03 e 09 de dezembro.

Greve dos pilotos de helicópteros do INEM regista 83% de adesão

A greve dos pilotos de helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 83% de adesão disse hoje o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), sublinhando que os serviços mínimos decretados não foram plenamente cumpridos.

Cabo Verde quer comunidades a liderar luta contra a Sida

Cabo Verde quer reforçar a prevenção, diagnóstico, comunicação e informação e ter as comunidades a liderar a luta contra o VIH-Sida, cuja taxa de prevalência mantêm-se nos 0,6%, com média de 400 casos anuais, disseram hoje fontes oficiais

Lançado hoje 1º episódio da série documental: “SIDA 4.0 Os anos do medo, da discriminação, do estigma e da inovação

Temas como o Aparecimento do Vírus, o Estigma e a Discriminação; O Peso das Drogas na Sociedade Portuguesa; VIH-2 e a Cooperação com os PALOP; PrEP – A Revolução na Prevenção e Para Quando a Cura, vão ser analisados por diferentes intervenientes, tendo em atenção os 40 anos sobre a infeção VIH e a Sida e das mudanças que ela trouxe à sociedade em geral e aos portugueses em particular.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights