Segundo os analistas, para esta queda “significativa” da inflação contribuiu o impacto do popular programa implementado pelo ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak, “Eat Out To Help Out”, que ofereceu aos cidadãos descontos para comer fora para travar os danos no setor da restauração provocados pela pandemia da covid-19.
Comentando os dados, Nathan Athow, diretor assistente do departamento nacional de estatística do ONS, sublinhou que o custo de comer fora nos restaurantes e ‘pubs’ caiu “significativamente” em agosto graças à iniciativa.
A queda da taxa de inflação deveu-se também “à redução do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) – de 20% para 5% – que provocou um dos maiores recuos da inflação anual nos últimos anos”, disse Athow.
O responsável do ONS enumerou outros fatores para a queda significativa, afirmando que, “pela primeira vez desde o início destes registos, as tarifas aéreas caíram em agosto, uma vez que havia menos pessoas a viajar para o estrangeiro em férias”.
“Ao mesmo tempo, os aumentos habituais do preço das roupas registados nesta altura do ano, quando a coleção de outono chega às lojas, não se materializaram”, disse Athow.
NR/HN/LUSA
0 Comments