Mais de três mil pessoas infetadas com brucelose depois de laboratório na China deixar escapar bactéria

18 de Setembro 2020

Mais de três mil pessoas contraíram brucelose, uma doença de origem animal, no noroeste da China, depois de, em 2019, a bactéria ter escapado de um laboratório biofarmacêutico que produz vacinas para animais, disseram esta sexta-feira as autoridades.

A brucelose é uma doença transmitida por gado ou produtos de origem animal. Geralmente não é contagiosa entre humanos, mas pode causar febre, dor de cabeça ou nas articulações.

Um total de 3.245 pessoas testaram positivo para a bactéria, após testes realizados desde o incidente, de acordo com as autoridades de saúde em Lanzhou, a capital da província de Gansu.

As autoridades disseram que nenhum caso de transmissão de pessoa para pessoa foi detetado.

Um laboratório público da cidade usou um desinfetante fora de prazo, no verão de 2019, na produção de vacinas anti-brucelose para animais, explicaram as autoridades.

A esterilização ficou assim incompleta e as bactérias ainda estavam presentes nas emissões de gases da empresa – a Unidade Biofarmacêutica de Lanzhou para reprodução de animais.

O gás contaminado espalhou-se pelo ar, até ao Instituto de Pesquisa Veterinária, onde infetou quase 200 pessoas, em dezembro passado.

O Departamento de Saúde de Lanzhou disse na sexta-feira que a bactéria é geralmente oriunda de ovelhas, gado ou porcos.

A autorização para produção de vacinas contra a brucelose foi retirada ao laboratório e os pacientes vão receber compensações financeiras, a partir de outubro, segundo as autoridades de Lanzhou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Stephan Peters sobre o Nutri-Score: “Não há evidências da sua eficácia na vida real”

Nutri-Score: Uma mais-valia ou uma ferramenta meramente ilusória? As opiniões sobre este sistema de classificação nutricional divide especialistas europeus. Há quem aponte o rótulo nutricional de 5 cores como um sistema útil para os consumidores poderem conhecer o valor nutricional geral dos produtos. No entanto, há quem aponte falhas “devido à sua falta de fundamentação científica”. Este foi o caso do investigador neerlandês Stephan Peters, da Dutch Dairy Association, que falou ao HealthNews sobre o assunto. 

Vacina Shingrix continua a proporcionar elevada proteção contra o Herpes Zoster

A GSK plc (LSE/NYSE: GSK) anunciou no dia 17 de abril dados positivos do ensaio clínico de fase III ZOSTER-049 de follow-up a longo prazo que seguiu os participantes durante aproximadamente 11 anos após a vacinação inicial com Shingrix (vacina contra o Herpes Zoster recombinante, com adjuvante ou RZV). Os dados finais do ensaio clínico demonstram que a RZV mantém a eficácia contra o Herpes Zoster durante mais de uma década em adultos com mais de 50 anos.

Manuel Alves morreu hoje em Lisboa vítima de cancro

O ‘designer’ português Manuel Alves, 73 anos de idade, da dupla de moda Alves/Gonçalves, morreu esta terça-feira no Hospital da Luz, vítima de cancro, confirmaram à agência Lusa amigos do estilista.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights