Governo timorense vai pedir ao Presidente nova extensão do estado de emergência

23 de Setembro 2020

O Governo timorense deliberou esta quarta-feira solicitar ao Presidente uma nova extensão por 30 dias do estado de emergência, em resposta à evolução no número de casos da Covid-19.

Em comunicado, o executivo explicou que a deliberação, aprovada em Conselho de Ministros, tem em conta “a evolução preocupante da situação epidemiológica e a proliferação de casos registados de contágio da Covid-19, tanto a nível regional, como a nível mundial”.

Pretende ainda “evitar e neutralizar os riscos de propagação do SARS-CoV-2, para assim proteger a saúde pública e a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde”.

O estado de exceção deverá implicar a manutenção das medidas atualmente em vigor, nomeadamente “a suspensão ou a restrição dos direitos de circulação internacional, de circulação e de fixação de residência e de resistência”.

A extensão, que vai ser agora considerada pelo Presidente, obrigará novamente a reuniões do Conselho de Estado e do Conselho Superior de Defesa e Segurança, antes de um debate no Parlamento Nacional.

Recorde-se que Timor-Leste, que está atualmente sem casos ativos da Covid-19, está atualmente no quinto período de 30 dias de estado de emergência, que termina no início de outubro.

Desde o início da pandemia Timor-Leste registou um total de 27 casos confirmados, já todos recuperados, estando atualmente 680 pessoas em quarentena e 174 em confinamento, em casa.

Já foram realizados 6783 testes, estando 130 pessoas ainda à espera de conhecer os resultados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights