PSD critica campanha de vacinação contra a gripe anunciada por Medina

29 de Setembro 2020

O presidente da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Lisboa, Luís Newton, acusou esta terça-feira a autarquia de “inventar burocracias que aumentam a complexidade” da campanha de vacinação contra a gripe na cidade.

“Ao contrário do que defende o presidente da Câmara de Lisboa [Fernando Medina], as juntas de freguesia não devem substituir-se aos centros de saúde em matéria de vacinação”, considera Newton, acrescentando que “devem, sim, trabalhar articuladamente para que nada falhe”.

Em causa está um dispositivo de proximidade anunciado na semana passada pelo presidente do município, que garantirá a vacinação contra a gripe a todos os munícipes idosos que queiram ser vacinados.

“Nós estamos neste momento a montar um dispositivo pela cidade de Lisboa, que irá mobilizar todas as juntas de freguesia, as corporações dos bombeiros voluntários, os serviços e equipamentos da Câmara Municipal de Lisboa para que possamos, no prazo de poucas semanas, assegurar a vacinação dos cerca de 165 mil idosos contra a gripe”, afirmou Medina.

No entender de Luís Newton, também presidente da Junta de Freguesia da Estrela, “os enfermeiros devem ser mobilizados para irem ao encontro dos mais vulneráveis, deslocando-se às suas casas”, deslocações que devem ser feitas em horário pós-laboral “e com as devidas horas extraordinárias, mantendo a total operacionalidade dos centros de saúde”.

“As juntas de freguesia não devem ser usadas para fomentar estruturas paralelas, subalternizando e mesmo duplicando os serviços já prestados pelos centros de saúde e complicando os registos de vacinação”, acrescenta, em comunicado.

O partido propõe também que “se usem os veículos usados para o apoio domiciliário no período de confinamento para fazer esta grande campanha de vacinação, transportando enfermeiros para servirem quem mais precisa”.

“Os casos de necessidade seriam sinalizados em colaboração entre as juntas e os centros de saúde”, esclarece Newton.

“Juntas de freguesia com postos médicos terão obviamente a tarefa facilitada na gestão deste processo, tendo apenas de gerir disponibilidades. Juntas sem postos médicos poderão eventualmente estudar uma solução complementar com as farmácias”, sugere o autarca.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights