Coreia do Sul vai multar quem não use ou coloque mal máscaras

4 de Outubro 2020

A Coreia do Sul vai impor multas a quem não use máscaras em espaços e transportes públicos, ou que as use mal, a partir de 13 de novembro, para conter a propagação da covid-19, informaram hoje as autoridades.

Segundo a agência Efe, será obrigatório usar máscara nos transportes públicos, em instalações médicas ou manifestações, e quem não cumpra pode ser alvo de multas de até 100 mil wones (cerca de 73,10 euros), segundo informação publicada pela Agência para o Controlo e Prevenção de Doenças da Coreia (KDCA).

A multa também poderá recair sobre quem não use máscara de forma adequada em tais espaços, como as pessoas que a colocam sem cobrir o nariz, precisou a agência sul-coreana.

Os menores de 14 anos e quem não possa usar máscara por razões médicas ficarão isentos do cumprimento da normativa, segundo os detalhes recolhidos pela agência de notícias Yonhap, citada pela Efe.

A Coreia do Sul dará ainda um período de adaptação de um mês para o uso obrigatório de máscaras nos espaços, a partir de 13 de outubro.

De acordo com a nova norma, não será permitido a utilização de cachecóis ou outro tipo de adereços para substituir a máscara, que não protejam adequadamente face ao coronavírus SARS-CoV-2, segundo a KDCA.

Os governos locais poderão ajustar o período de adaptação em função da situação de contágios em cada território, segundo a Efe.

Os novos casos diários de covid-19 na Coreia do Sul ficaram hoje abaixo dos 100 pelo quarto dia consecutivo, mas as autoridades temem um aumento nos próximos dias, depois de milhões de pessoas terem viajado durante as férias do Chuseok, uma festa de colheitas no equinócio de outono.

A Coreia do Sul contabilizou 64 novos casos de covid-19 hoje, incluindo 47 contágios locais, elevando o número total de casos para os 24.091.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights