Sobe para dois número de mortes por Covid-19 no lar da Misericórdia de Vila Viçosa

26 de Outubro 2020

Um utente do lar da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) infetado com Covid-19 morreu no domingo, aumentando para dois o número de vítimas mortais neste surto, disse esta segunda-feira fonte da instituição.

A fonte da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa contactada pela agência Lusa revelou que a morte registada no domingo, neste lar de idosos, foi a de um homem “com mais de 90 anos, que estava muito debilitado”.

Este utente, que teve resultado positivo, “tinha insuficiência cardíaca grave e estava debilitado e acamado, com oxigénio permanente, há mais de dois meses”, assinalou a mesma fonte.

Com o falecimento deste idoso, subiu para dois o número de vítimas mortais do surto de Covid-19 associado a valências da Misericórdia de Vila Viçosa, pois na sexta-feira morreu uma outra utente, de 86 anos, que estava internada no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE).

O total de infetados relacionados com este surto é de pelo menos “92 pessoas”, incluindo 46 utentes e 10 funcionários de valências da Santa Casa da Misericórdia, sendo os restantes habitantes da comunidade, de acordo com dados disponibilizados hoje à Lusa pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.

Por determinação da autoridade de saúde, os 38 idosos do lar da Misericórdia que tiveram resultados negativos foram transferidos, no domingo, para a Zona de Concentração e Apoio à População de Reguengos de Monsaraz.

O objetivo da transferência para aquele alojamento sanitário, situado num dos pavilhões do Parque de Feiras e Exposições da sede deste outro concelho alentejano, foi separar os utentes não infetados dos que já estão infetados, explicou o autarca de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, uma publicação na sua página na rede social Facebook.

“Esses 38 que não estão infetados já foram transferidos para Reguengos de Monsaraz”, confirmou hoje a fonte da Santa Casa, indicando que no lar permanecem os 18 utentes que estão infetados – os outros utentes da Misericórdia com Covid-19 dizem respeito a outras unidades da instituição.

Segundo o responsável da Misericórdia contactado pela Lusa, os idosos do lar com resultado positivo para o novo coronavírus “vão ser transferidos para o hospital de campanha instalado no antigo centro de saúde” da vila, numa operação que está prevista para decorrer na terça-feira.

Ligadas ao surto em valências da Misericórdia de Vila Viçosa, no sábado, estavam internados no HESE, todos em enfermaria ‘covid’, dois homens e duas mulheres, disse à Lusa fonte da unidade hospitalar.

Todos os estabelecimentos de ensino do agrupamento escolar de Vila Viçosa estão encerrados desde sexta-feira, provisoriamente, o mesmo acontecendo com as escolas do município vizinho de Borba, por decisão da Autoridade de Saúde Pública, devido ao aumento de casos de Covid-19 nos dois concelhos.

Portugal contabiliza pelo menos 2.316 mortos associados à Covid-19 em 118.686 casos confirmados de infeção, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This