Aumentam os níveis de confiança dos consumidores em outubro

29 de Outubro 2020

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em outubro, mas continuou "significativamente abaixo" dos níveis pré-pandemia, e o de clima económico também melhorou, porém de forma moderada, revelou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

“O aumento do indicador de confiança dos consumidores, em outubro, resultou do contributo positivo de todas as componentes, perspetivas sobre a evolução futura da situação económica do país, da situação financeira do agregado familiar e da realização de compras importantes e opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar”, lê-se no relatório do INE.

Entre julho e outubro, os indicadores de confiança aumentaram na construção e obras públicas, recuperando face ao mínimo, desde janeiro de 2017, registado em junho.

O indicador de confiança do comércio aumentou entre julho e outubro, “recuperando parcialmente do forte agravamento” entre abril e junho, diz o INE, precisando que esta evolução refletiu o expressivo contributo positivo das opiniões sobre o volume de vendas e, em menor grau, das apreciações relativas ao volume de ‘stocks’, tendo as perspetivas de atividade da empresa nos próximos três meses contribuído negativamente.

Já o indicador da indústria transformadora registou uma estabilização, que interrompeu a recuperação registada entre junho e setembro, e o de confiança dos serviços aumentou entre julho e outubro, após “expressivos agravamentos” observados nos três meses anteriores.

Quanto ao indicador de clima económico, que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos às empresas, o INE diz que “continuou a aumentar, de forma mais moderada nos últimos dois meses”.

Os períodos de recolha de informação, hoje divulgada pelo INE, decorreram entre 01 a 16 de outubro, no inquérito aos consumidores, e entre 01 a 23 de outubro nos inquéritos às empresas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cuidados continuados integrados: o desafio da fragmentação em Portugal

A prestação de cuidados continuados em Portugal caracteriza-se pela fragmentação entre serviços de saúde e sociais, criando lacunas na assistência a idosos e pessoas com dependência. A falta de coordenação entre os diferentes níveis de cuidados resulta em transições inadequadas e sobrecarga para as famílias

O Paradoxo Português: Mais Médicos Não Significa Melhor Saúde

Portugal supera a média da OCDE em número de médicos, uma vantagem que esconde uma fragilidade crítica. A escassez persistente de enfermeiros compromete a eficácia dos cuidados, sobrecarrega o sistema e expõe um desequilíbrio perigoso na equipa de saúde nacional

Prescrição segura em Portugal: antibióticos e opioides ainda acima das melhores práticas internacionais

Portugal mantém níveis de prescrição de antibióticos nos cuidados primários superiores à média da OCDE, um padrão partilhado com outros países do sul da Europa. Este uso excessivo, aliado a uma tendência crescente para opioides, alerta para riscos de resistência antimicrobiana e dependência, exigindo uma estratégia nacional concertada para mudar práticas clínicas e culturais profundamente enraizadas

Prevenção em Saúde: A Cura que Portugal Ignora

Apenas 3% da despesa em saúde em Portugal é canalizada para a prevenção. Este investimento residual, estagnado há uma década, condena o sistema nacional a um ciclo vicioso de tratamentos caros e reativos. Enquanto isso, países como a Finlândia e o Canadá demonstram que priorizar a prevenção é a estratégia mais inteligente e económica para travar o tsunami das doenças crónicas

Inovação em Saúde Portuguesa: O Labirinto Burocrático que Prende o Futuro

O relatório “Health at a Glance 2025” da OCDE expõe uma contradição gritante em Portugal: apesar de uma investigação robusta e profissionais qualificados, a inovação em saúde enfrenta anos de entraves burocráticos, deixando os doentes à espera de terapias já disponíveis noutros países e travando a modernização do SNS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights