Canadá mantém fronteiras fechadas até final de novembro

31 de Outubro 2020

As fronteiras do Canadá vão permanecer encerradas até ao final de novembro para estrangeiros cuja deslocação não seja considerada essencial, divulgaram na sexta-feira as autoridades canadianas, no âmbito da estratégia de contenção da pandemia de covid-19.

A par da prorrogação do encerramento das fronteiras, o Governo canadiano também decidiu aplicar algumas exceções relativas ao cumprimento de um período de quarentena obrigatório.

Desde março passado, os viajantes que chegam ao Canadá, sejam nativos ou não, têm de cumprir uma quarentena obrigatória de 14 dias para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Os cidadãos dos Estados Unidos estão abrangidos por um acordo bilateral específico.

Em junho, as autoridades canadianas decretaram que os cidadãos estrangeiros que tivessem familiares residentes no Canadá (como, por exemplo, cônjuges, filhos ou pais) podiam entrar no país.

Fora estes casos, apenas cidadãos estrangeiros cuja deslocação ao Canadá fosse considerada como essencial podiam entrar naquele território.

Agora, pela primeira vez, o Governo anunciou o levantamento da quarentena obrigatória para os residentes de certos municípios canadianos ou americanos. Esta exceção também se aplica a alunos que cruzam regularmente a fronteira.

A fronteira terrestre entre o Canadá e os Estados Unidos da América, a mais extensa do mundo, vai permanecer, por sua vez, encerrada até 21 de novembro, no âmbito de um acordo bilateral que foi assinado em separado com Washington.

Apenas o comércio de bens e de mercadorias e viagens consideradas como essenciais são permitidas.

O encerramento desta fronteira foi decidido em março passado e tem sido renovado mensalmente.

Desde o início da crise pandémica, o Canadá contabiliza cerca de 232.000 casos de infeção pelo novo coronavírus e mais de 10.100 mortes associadas à doença covid-19, segundo os dados oficiais atualizados na sexta-feira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights