Nove funcionárias e sete idosos infetados em centro social de Arcos de Valdevez

1 de Novembro 2020

Nove funcionárias e sete utentes do Centro Paroquial e Social de S. Jorge (CPSSJ), concelho de Arcos de Valdevez, tiveram resultado positivo para o novo coronavírus, anunciou hoje a direção da instituição que resolveu “isolar todos os idosos”.

“Decidimos tratar a situação por igual e isolamos os positivos e os negativos todos. Cada idoso está num individual e separado”, descreveu à agência Lusa o diretor do CPSSJ, padre Belmiro Amorim.

O responsável contou que decidiu proceder à despistagem à covid-19 no sábado através de testes rápidos pagos pela instituição depois de “alguns funcionários começarem a apresentar sintomas”.

Realizados os testes a toda a comunidade do CPSSJ, do distrito de Viana do Castelo, que conta com “mais de vinte funcionários e 19 idosos”, os resultados revelaram 16 casos positivos.

“São nove funcionárias e sete idosos. Quase todos assintomáticos. Mas estamos a trabalhar no lar como se estivessem todos infetados de forma a precaver ao máximo a propagação do vírus que não sabemos como cá entrou, mas entrou infelizmente”, disse Belmiro Amorim.

A distribuição de todos os idosos por quartos separados foi possível graças ao facto de a instituição contar com uma ala nova que aguardava por alguns acabamentos para ser inaugurada.

“Estão todos com o máximo de conforto e com uma equipa dedicadíssima a prestar cuidados. Estamos a reunir voluntários para ajudarem também”, afirmou o responsável.

O Plano de Contingência do centro foi ativado e a situação comunicada a situação às autoridades de saúde, acrescentou Belmiro Amorim.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 1,2 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.544 em Portugal.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights