Pico da segunda vaga poderá ter sido atingido na Bélgica

6 de Novembro 2020

A Bélgica poderá ter chegado ao pico da segunda vaga da pandemia de Covid-19, registando esta sexta-feira mais um recuo do número de novas infeções, disse hoje o porta-voz federal para a Saúde, Yves Van Laethem.

“Podemos finalmente ver o pico desta segunda vaga”, disse hoje Yves Van Laethem, porta-voz federal na luta contra o coronavírus, em conferência de imprensa, estimando que este poderá ter sido atingido em 27 de outubro, com 22.171 casos, tendo os números vindo a baixar desde então.

“Parece que os nossos esforços estão a dar frutos, começamos a ver a redução real da curva”, salientou, sublinhando que as medidas de confinamento terão que ser respeitadas por mais umas semanas: “Agora não é o momento de desistir”.

Segundo os dados hoje divulgados, na semana entre 27 de outubro e 03 de novembro foi registada uma média diária de 13.213 novos casos, um recuo de 16% face à anterior, totalizando a Bélgica 479.341 infeções desde o início da pandemia.

No mesmo período, as mortes por Covid-19 aumentaram 98%, para uma média diária de 159 e um total de 12.520.

Um total de 7.282 pessoas estavam hospitalizadas até quinta-feira, mais 18% do que não mesmo dia da semana passada, das quais 1.057 em unidades de cuidados intensivos (mais 35%).

Desde o início de março e até quinta-feira foram realizados 4,2 milhões de testes num país de 11,5 milhões de habitantes.

A Bélgica reforçou as medidas de confinamento no final de outubro e que vigorarão até dia 13 de dezembro, com o encerramento do comércio – à exceção de alimentação, farmácias e livrarias –, o regresso ao teletrabalho como norma e a imposição de recolher obrigatório, entre outras medidas.

A pandemia de Covid-19 já provocou mais de 1,2 milhões de mortos em mais de 48,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights