Guterres defende que vacina contra o vírus tem de ser um bem público para todos

10 de Novembro 2020

O secretário-geral da ONU, António Guterres, exigiu esta terça-feira que a vacina contra o novo coronavírus que causa a Covid-19 seja um bem público disponível para todos o mais rápido possível.

“Necessitamos da vacina e de medicamentos para que as nossas sociedades possam recuperar melhor da Covid-19”, disse, realçando que deve ser promovida entre todos uma “mudança real” para não se voltar aos sistemas que deram origem ao mundo atual e conseguir sociedades mais resilientes, inclusivas e equitativas.

António Guterres falava, através de um vídeo, na iniciativa “Juntos por um multilateralismo reforçado”, copatrocinada pela Espanha e pela Suécia a propósito do 75.º aniversário das Nações Unidas, cumpridos em setembro.

A iniciativa apela à concretização da declaração aprovada em setembro nas Nações Unidas sobre o modo como a organização deve enfrentar os desafios do futuro.

Guterres defendeu a aposta num multilateralismo mais eficaz e com novas ideias, num trabalho que tenha em consideração a Agenda 2030, o Acordo de Paris e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Através de videoconferência, o primeiro-ministro sueco considerou, por seu turno, que o multilateralismo é o único modo de ultrapassar a pandemia e a crise económica que gerou.

“Só se trabalharmos juntos teremos sucesso em sair mais fortes da crise”, disse Stefan Lofven.

O presidente da Costa Rica, Carlos Alvarado, apelou a um multilateralismo “solidário e eficaz” no âmbito das Nações Unidas, no qual se passe dos “compromissos à ação” para enfrentar os principais desafios globais.

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinta Ardern, insistiu no trabalho conjunto “com determinação, com a ciência e a política” para conter a pandemia, enquanto a sua homóloga do Bangladesh, Sheikh Hasina, considerou que o coronavírus tornou claro que o multilateralismo e a cooperação internacional são mais necessários que nunca e que “ninguém está seguro a não ser que todos estejam seguros”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de tuberculose multirresistente duplicaram em 2023

Portugal registou, em 2023, 22 casos de tuberculose multirresistente, o dobro face ano anterior, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, embora a proporção nesta região tenha diminuído em relação a 2022, revela um relatório da DGS.

Portugal com 1.584 casos de tuberculose em 2023

Portugal registou 1.584 casos de tuberculose em 2023, mantendo a taxa de notificação nos 14,9 casos por 100 mil habitantes, com as regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte a apresentarem as maiores incidências.

Relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo

Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão adiantar os relógios uma hora na madrugada do próximo domingo, 30 de março, dando início ao horário de verão.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights