Deputados aprovam proposta de incentivos para internato médico

25 de Novembro 2020

O parlamento aprovou hoje uma proposta do PCP que aplica ao internato médico os incentivos para zonas carenciadas, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

A proposta foi aprovada com o voto contra do PS, a abstenção da Iniciativa Liberal e os votos a favor das restantes bancadas.

O partido justifica a proposta afirmando que desde 2015 que o número de vagas de acesso à formação médica especializada tem sido inferior ao número de candidatos, o que deixa de fora cada vez mais médicos internos sem especialização.

O PCP considera a situação insustentável, “sobretudo num momento em que há carência de médicos no Serviço Nacional de Saúde, com tendência para se agravar num curto espaço de tempo, tendo em conta o elevado número de médicos em condições de se aposentarem”.

O partido propõe por isso que em 2021 seja aberto um concurso excecional de ingresso à formação médica especializada, dando prioridade à abertura de vagas nas especialidades com maior carência, como a medicina geral e familiar, saúde pública, anestesiologia ou ginecologia/obstetrícia, entre outras.

Para fixar médicos nas zonas carenciadas, o partido propõe que os médicos internos que preencham vagas preferenciais tenham direito aos incentivos previstos para os médicos contratados para zonas carenciadas, “caso iniciem o exercício profissional como médicos especialistas no estabelecimento de saúde que deu origem à vaga preferencia

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AlmadaCare promove cursos para preparar futuros papás

A Clínica AlmadaCare, recentemente inaugurada, está comprometida em apoiar os futuros pais na preparação para a chegada dos seus filhos. É com este objetivo que a clínica promove o workshop “GPS Amamentação”, no dia 19 de abril, e o curso “T.I.M.E. para Nascer”, nos dias 21 e 27 de abril.

Ministra da Saúde solicita relatório sobre mudanças implementadas na área da Saúde

De acordo com o Expresso, a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, emitiu um despacho a solicitar à DE-SNS um relatório detalhado sobre as mudanças implementadas desde o início do mandato de Fernando Araújo. O objetivo é obter informações sobre as recentes alterações levadas a cabo pela DE-SNS e compreender melhor o modelo de Unidade Local de Saúde.

ESEnfC realiza hoje Encontro Anual do Programa de Doutoramento em Enfermagem

Arnaldo Santos e Gabriele Meyer estão hoje na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), onde falarão, respetivamente, sobre “Liderar em ciência: processos e dinâmicas de cocriação na era global e digital” (14h30) e “Passado, Presente e Futuro das Ciências de Enfermagem” (15h30).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights