Números de casos da Câmara de Pombal diferem em “dezenas” com os do Governo

27 de Novembro 2020

O presidente da Câmara de Pombal, Diogo Mateus, disse hoje que há discrepância de "dezenas" de casos de covid-19 entre os números do Governo e a informação que a autarquia possui em relação ao concelho.

Na reunião do executivo municipal de hoje, Diogo Mateus anunciou que irá encontrar-se, esta tarde, com o diretor regional da Saúde Pública do Centro, João Pedro Pimentel, e com a coordenadora da Saúde Pública do Pinhal Litoral, Odete Mendes, para “apreciar esta discrepância que se assinalou no [passado] fim de semana”.

Segundo o presidente da Câmara de Pombal (PSD), no distrito de Leiria, “os dados que foram presentes a Conselho de Ministros não eram exatamente iguais” àqueles que ele conhecia “até à véspera”.

“Não é um erro de quatro ou cinco situações, mas de várias dezenas ou até mais de uma centena – que hoje vamos tentar perceber – entre o registo que há no SINAVE [Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica] e a informação que a saúde pública trabalha”, sublinhou.

“Parte dos números ativos que estamos a registar agora podem resultar de importação do SINAVE e não de casos novos que já existiam”, explicitou Diogo Mateus.

O autarca acrescentou que, “sem prejuízo da explicação que possa justificar essa circunstância”, o Município esteve a “acompanhar e a trabalhar os dados da saúde pública do Pinhal Litoral que não coincidiram” com os do Governo.

O SINAVE, alertou Diogo Mateus, é a “plataforma utilizada pelos laboratórios” para notificarem obrigatoriamente os casos positivos, sendo depois “transferidos para o ‘trace covid’ para o acompanhamento da doença”.

O presidente do Município revelou ainda que ao longo da semana “trocou impressões” com o secretário de Estado João Paulo Rebelo, responsável do Governo para a covid na região Centro, com a chefe de gabinete da ministra da Saúde, com o gabinete do secretário de Estado e com a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, que “agilizou esta reunião para perceber o que terá acontecido”.

A discrepância de números também foi denunciada por Miguel Baptista, presidente da Câmara de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, no dia 12 de novembro.

“Chegámos hoje à conclusão que os dados que nos são fornecidos pela Proteção Civil distrital, com base no reporte dos agrupamentos de centros de Saúde do Pinhal Interior e do Baixo Mondego, não incluem todos os casos, nomeadamente os que são realizados por laboratórios privados e que, afinal, constam de uma plataforma da DGS”, lamentou Miguel Baptista.

Diogo Mateus referiu ainda que em 26 de novembro Pombal tinham 272 casos ativos.

Baseando-se na informação dos últimos 14 dias, o autarca adiantou que são mais 36 casos ativos e mais dois óbitos, num total de 19.

“Nesta data, fazendo a conversão com os casos que tivemos nos últimos 14 dias, teríamos 563 casos por 100 mil habitantes, para uma população de 51.461”, disse, salientando que a freguesia de Pombal é a que mais casos ativos tem (135), com 157 recuperados.

“Temos duas freguesias com situações muito positivas: Ilha tem zero casos ativos e Albergaria dos Doze um caso”, adiantou.

Segundo o boletim de hoje da Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, às 00:00 de hoje, o concelho de Pombal registava um total de 600 infetados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, dos quais 309 já recuperaram. Há 19 óbitos e 272 casos ativos.

Em Portugal, morreram 4.209 pessoas dos 280.394 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights