Projeto da oftalmologia do CHULN considerado melhor experiência em saúde na era Covid

30 de Novembro 2020

O projeto de acesso rápido a consultas de oftalmologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte foi eleito como a melhor experiência em saúde na era Covid, reduzindo o tempo de espera em 30% para as consultas de glaucoma.

Em comunicado, o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) explica esta segunda-feira que a eleição foi feita numa votação promovida pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH).

Segundo o CHULN, a consulta de triagem em oftalmologia por glaucoma do seu serviço de oftalmologia conseguiu nesta fase de pandemia diminuir o tempo de espera para consulta de glaucoma em 30% e em 85% o tempo até à visualização dos exames de diagnóstico.

Com este novo sistema, adianta, a Oftalmologia do CHULN reduziu também em cerca de um ano o tempo de espera até à primeira decisão médica.

Neste serviço, refere o CHULN, o doente vem apenas uma vez ao hospital para realizar todos os exames necessários na mesma visita e o médico avalia os exames e entrega ao doente um documento onde indica a gravidade da sua doença e a data da próxima consulta, garantindo que cada doente tem a consulta mais adequada e na data clinicamente mais correta para o seu problema.

O trabalho do Serviço de Oftalmologia do CHULN foi o mais votado pelos utentes numa lista de 15 finalistas ao prémio de boas práticas da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights