Guiné-Bissau baixa para estado de alerta depois de evolução favorável

11 de Dezembro 2020

As autoridades da Guiné-Bissau declararam o estado de alerta na saúde pública devido à Covid-19, depois de terem verificado uma evolução favorável com menos contágios, refere um decreto divulgado pela Presidência guineense.

Segundo o decreto do Governo, promulgado pelo chefe de Estado na quarta-feira, o estado de alerta vai vigorar por 90 dias até 10 de março de 2021.

O país esteve em estado de emergência entre março e setembro, tendo depois as autoridades declarado a situação de calamidade e de emergência na saúde até 08 de dezembro.

“A situação irá ser continuamente avaliada e o diploma poderá ser alterado se as circunstâncias assim o determinarem”, refere o decreto.

Apesar de a situação epidemiológica no país estar a evoluir favoravelmente, as autoridades reconhecem o “elevado risco de alteração da situação”.

O decreto destaca que a pandemia ainda está ativa a nível mundial e que está a acontecer uma segunda vaga na Europa, incluindo em Portugal, país com que a Guiné-Bissau tem um “fluxo permanente” de pessoas. “Existem também sinais de emergência de uma possível segunda vaga para o continente africano”, salienta.

O decreto do Governo mantém o uso obrigatório da máscara na rua e nos espaços fechados, o distanciamento físico e a obrigatoriedade de apresentar um teste negativo de Covid-19 para pessoas que viajem para a Guiné-Bissau.

A realização de eventos sociais e culturais que impliquem a aglomeração de pessoas permanece proibida.

Segundo os dados do Alto Comissariado para a Covid-19, o país registou desde o início da pandemia 2.444 casos positivos. Na semana entre 30 de novembro e 6 de dezembro, foram registados três novos casos.

O número de vítimas mortais provocadas pela Covid-19 é de 44, enquanto o número de recuperados situa-se nos 2.337.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Casos de sarampo sobem para 23 em Portugal

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights