Guiné-Bissau regista mais dois infetados com Covid-19

15 de Dezembro 2020

A Guiné-Bissau registou na última semana mais dois casos de Covid-19, segundo dados divulgados hoje pelo Alto-Comissariado para a Covid-19.

Os dados, referentes à semana entre 7 e 13 de dezembro, indicam que naquele período foram testadas 1.303 pessoas.

“Dos novos casos testados, 1.301 revelaram-se negativos e dois casos revelaram-se positivos para covid-19”, refere o Alto-Comissariado para a Covid-19, salientando que um caso é proveniente da região de Bafatá e outro da região de Cacheu.

O alto-comissariado está atualmente a mapear os contactos daqueles casos.

Atualmente, a Guiné-Bissau conta com um número acumulado de 2.446 casos positivos, 2.375 recuperados, 22 casos ativos e 44 vítimas mortais por Covid-19.

O Setor Autónomo de Bissau, Biombo e Bafatá são as regiões com maior registo de casos.

O arquipélago dos Bijagós permanece sem qualquer registo de casos para Covid-19.

As autoridades da Guiné-Bissau, tendo em conta a evolução favorável da doença no país, declarou estado de alerta na saúde na semana passada, que vai estar em vigor até 10 de março.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.612.297 mortos resultantes de mais de 72,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Em África, há 56.339 mortos confirmados em mais de 2,3 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.

Entre os países lusófonos, Angola regista 372 óbitos e 16.277 casos, seguindo-se Moçambique (143 mortos e 17.002 casos), Cabo Verde (110 mortos e 11.361 casos), Guiné Equatorial (85 mortos e 5.185 casos), Guiné-Bissau (44 mortos e 2.446 casos) e São Tomé e Príncipe (17 mortos e 1.009 casos).

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo maior número de mortos (181.402, em mais de 6,9 milhões de casos), depois dos Estados Unidos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights