Hospital de Évora abre nova unidade de cuidados intensivos e alarga urgência

7 de Janeiro 2021

O hospital de Évora vai abrir uma nova unidade de cuidados intensivos (UCI) para doentes com Covid-19 e aumentar os postos de atendimento no serviço de urgência para infetados ou com suspeitas de infeção do coronavírus.

A nova UCI, com cinco camas, entra em funcionamento na sexta-feira, e a urgência vai ficar com “o dobro dos postos de atendimento”, a partir do fim de semana, revelou hoje a presidente do conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), Maria Filomena Mendes.

A responsável indicou que o HESE “tem estado a tentar criar soluções dentro das próprias instalações para o alargamento da UCI, enfermarias e urgência” para doentes Covid-19, sublinhando que o atual edifício “já não é suficiente para dar resposta” e é necessário “o novo Hospital Central do Alentejo”.

Maria Filomena Mendes notou que o hospital continua “a abrir estruturas” para aumentar a capacidade de internamento e exemplificou que, no início de dezembro, o HESE tinha “30 camas para doentes covid-19” e hoje já existem 69.

Contudo, “não podemos continuar, nem este hospital, nem qualquer hospital, a criar enfermarias, porque as instalações são finitas, os recursos também são limitados e também temos que dar resposta aos doentes não covid”, sublinhou a presidente do HESE.

Fonte do gabinete de comunicação e marketing do HESE disse que hoje de manhã estavam internados na unidade hospitalar 64 doentes com o vírus da covid-19, dos quais oito em UCI, a qual está lotada.

Portugal contabiliza pelo menos 7.377 mortos associados à Covid-19 em 446.606 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 7 de janeiro, com recolher obrigatório entre as 23h e as 5h nos concelhos do território do continente com risco de contágio mais elevado.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Infarmed aprova financiamento de Enhertu

O financiamento de Enhertu (transtuzumab deruxtecano) foi aprovado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos, INFARMED, I.P., para o tratamento de doentes adultos com cancro de mama HER2- positivo, irressecável ou metastizado, que receberam dois ou mais regimes anti-HER2 ou que receberam um regime anterior anti-HER2, que incluiu trastuzumab para a doença avançada.

Angelini Pharma anuncia lançamento de novo medicamento

A Angelini Pharma Portugal acaba de anunciar o lançamento no mercado português de cenobamato, um fármaco anticrise epilética (FACE) para o tratamento adjuvante de crises focais, com ou sem generalização secundária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights