Cidade chinesa oferece recompensa a quem denunciar residentes sem teste

8 de Janeiro 2021

Uma cidade no norte da China está a oferecer recompensas de até 500 yuan (63 euros) para quem denunciar residentes que não fizeram o teste de deteção da Covid-19.

A oferta das autoridades de Nangong ocorre numa altura em que milhões de pessoas na cidade e na província vizinha de Hebei estão a ser testadas, como parte dos esforços para controlar o recente surto de infeções, o mais sério na China.

O país asiático controlou amplamente a transmissão local do vírus por meio do uso de medidas consideradas por alguns como extremas e altamente intrusivas, incluindo bloqueio de cidades inteiras, monitorização eletrónica do movimento de pessoas e proibições de viagens de e para partes do país.

A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado 37 casos por contágio local, nas últimas 24 horas.

A província de Hebei, que circunda Pequim, somou 33 casos locais, nas últimas 24 horas, parte de um surto que levou as autoridades a colocar parte da província sob quarentena.

A cidade de Shijiazhuang, capital de Hebei, iniciou na quarta-feira uma campanha maciça de testes de deteção da Covid-19, que abrange os 11 milhões de habitantes.

A província de Hebei somou já 123 casos, desde que o surto foi detetado, na semana passada.

A Comissão de Saúde da China não anunciou novas mortes devido à Covid-19, pelo que o número permaneceu em 4.634, o mesmo desde maio passado. O país somou, no total, 87.331 infetados desde o início da pandemia.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.884.187 mortos resultantes de mais de 87,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights