Bolsa inverte tendência e segue em alta alinhada com principais congéneres europeias

14 de Janeiro 2021

A bolsa em Lisboa segue em alta, invertendo a tendência da abertura, alinhada com a tendência das principais bolsas europeias. Na quarta-feira, o índice de referência, o PSI20, encerrou com uma descida de 0,69% para 5.091,61 pontos, em contraciclo com a maioria das bolsas europeias.

Hoje, pelas 09:00, o PSI20 seguia a avançar 0,31% para 5.107,15 pontos, com nove ações em baixa, sete em alta e duas inalteradas.

A Sonae SGPS e a EDP Renováveis eram as ações que mais subiam, com ganhos de 2,27% e 1,06% para 0,70 euros e 23,75 euros, respetivamente.

O BCP avançava 0,45% para 0,13 euros, enquanto a Galp subia 0,11% para 9,27 euros.

A EDP permanecia inalterada nos 5,37 euros.

A Ramada Investimentos e a NOS seguiam em queda de 1,07% e 0,73% para 4,63 euros e 3,01 euros, respetivamente.

A Jerónimo Martins, por seu turno, seguia em queda de 0,61% para 14,68 euros.

Lisboa seguia alinhada com a tendência das principais bolsas europeias que abriram hoje em alta, com os investidores focados nos Estados Unidos, onde podem ser aprovados mais estímulos económicos.

Os investidores também continuam atentos ao avanço da pandemia e aos planos de vacinação e às consequências que podem ter a subida dos juros das dívidas soberanas a nível global.

Ainda que a subida dos juros da dívida soberana tenha começado nos EUA, depois da viragem do controlo do Senado para os democratas, a tendência já alastrou para a Europa, com os juros da dívida da Alemanha a 10 anos – considerada a mais segura da zona euro – a subirem.

A nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,2151 dólares, contra 1,2165 dólares na quarta-feira e o atual máximo desde maio de 2018, de 1,2300 dólares, em 05 de janeiro.

O barril de petróleo Brent para entrega em março abriu com tendência positiva no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, a cotar-se a 56,34 dólares, contra 56,06 dólares na quarta-feira e um novo máximo desde fevereiro de 2020, de 56,58 dólares em 12 de janeiro.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights