Garcia de Orta passa para 40% de taxa de esforço em menos de 24h

14 de Janeiro 2021

Apenas algumas horas depois de anunciar uma taxa de esforço de 30%, o Hospital Garcia de Orta (HGO) atualizou essa taxa de esforço para os 40%, com 133 utentes internados em enfermaria, 18 na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e um em internamento domiciliário.

Ao longo do dia o hospital registou 144 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2.

O HGO está atualmente no nível III do seu Plano de Contingência, que previa inicialmente um total de 66 camas em enfermaria e 9 de cuidados intensivos, destinadas a doentes positivos para SARS-CoV-2, e está a trabalhar para no final do mês de janeiro expandir a Área Dedicada ao Atendimento de Doentes Respiratórios (ADR) do Serviço de Urgência Geral.

Já na terça-feira o hospital viu-se forçado a converter mais 16 camas atribuídas a “doentes não Covid” em camas para doentes Covid no espaço de enfermaria cirúrgica. Paralelamente, o HGO reorganizou também seus espaços e circuitos internos para aumentar a capacidade de resposta.

Em comunicado, o HGO “agradece o elevado esforço e dedicação dos seus profissionais que têm sido o fator determinante para assegurar as soluções adequadas aos doentes servidos pelo HGO, apesar dos níveis de exaustão que revelam”, e assegura que, “dentro das limitações atuais, o HGO continua a adotar medidas que permitam garantir a resposta a doentes “Covid-19” e “não Covid-19”.

JM/PR

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Manifesto do CPSA: 39 Propostas para Integrar Saúde e Ambiente nas Eleições Legislativas de 2025

O Conselho Português para a Saúde e Ambiente, presidido por Luís Campos, apresenta 39 propostas para as Legislativas de 18 de maio de 2025, defendendo a integração do ambiente em todas as políticas públicas, a redução da pegada ecológica do setor da saúde, a capacitação do sistema para crises ambientais e a promoção da literacia ambiental, visando proteger a saúde das populações face à crise climática e ambienta

Pirilampo Mágico regressa em maio para apoiar a inclusão

A campanha Pirilampo Mágico regressa de 9 de maio a 1 de junho, mobilizando centenas de voluntários em todo o país para apoiar pessoas com deficiência intelectual e promover a inclusão, sob o lema “A luz que abraça a diferença”.

Eutanásia: será isto realmente progresso?

Abel García Abejas, Médico – MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

Exercício em Pequenas Doses Tem Impacto Surpreendente

Novas investigações da NTNU mostram que apenas alguns minutos diários de exercício intenso são suficientes para melhorar a saúde cardiovascular e muscular, contrariando recomendações tradicionais e facilitando a adesão dos mais inativos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights