Cabo Verde com mais 112 infetados e três mortos em 24 horas

15 de Janeiro 2021

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 112 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e três mortos, elevando para 12.776 os casos acumulados desde 19 de março, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 947 amostras desde quinta-feira, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais quatro infetados (em 203 amostras), passando a ter 149 casos ativos.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Cruz (2), São Domingos (1) e São Miguel (1).

Na ilha de São Vicente foram confirmados 92 novos infetados (em 439 amostras), sendo atualmente o principal foco da doença no arquipélago, com 266 casos ativos. Em São Vicente registaram-se ainda três mortes por complicações associadas à covid-19 no mesmo período, no mesmo dia em que o Governo decretou a situação de calamidade para aquela ilha, a única do país nesse estado.

Os restantes casos positivos registaram-se nas ilhas de Santo Antão (7), Maio (4) e Fogo (1).

O total de 112 novos infetados foi o registo diário mais elevado desde 25 de novembro, mas num dia, também, com um dos maiores números de amostras analisadas desde o início da pandemia em Cabo Verde.

Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença 65 infetados, com o total acumulado de óbitos por complicações associadas à covid-19 a subir para 118 e três por causas externas.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 12.776 casos da doença desde 19 de março de 2020 (quando foi diagnosticado o primeiro doente com a covid-19 no arquipélago), distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas do arquipélago, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago regista hoje 599 casos ativos da doença e soma 12.054 recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

A pandemia de covid-19 provocou mais de 2 milhões de mortos resultantes de mais de 93 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights