Cerca de 40% dos diabéticos incluídos na primeira fase da vacinação

27 de Janeiro 2021

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) anunciou que 30 a 40% das pessoas com diabetes já estão incluídas no grupo prioritário da primeira fase da vacinação contra a Covid-19.

De acordo com o presidente APDP, José Manuel Boavida,“a atual comunicação sobre os grupos de risco não está a passar e, desta forma, é preciso dizer que, entre aqueles que estão em maior risco, estão as pessoas com diabetes, com mais de 50 anos e, com pelo menos, umas das comorbilidades listadas para a primeira fase do plano de vacinação”.

Neste sentido a associação alerta para a necessidade de todos os doentes consultarem o seu médico para obter uma declaração que atesta a sua condição. Com esta declaração, as pessoas com diabetes devem dirigir-se ao centro de saúde da sua área geográfica para serem vacinadas já a partir da próxima semana, segundo afirmou hoje a Ministra da Saúde, Marta Temido.

João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP, esclarece que “são muitas as pessoas que vivem com diabetes e que estão com elevado risco em caso de Covid-19: estimamos que cerca de 30% a 40%. E a realidade é que muitas destas pessoas podem desconhecer que têm uma insuficiência cardíaca, coronária ou renal. Desta forma, recomendamos a todas as pessoas com diabetes e mais de 50 anos, que procurem esclarecimento junto do médico que as acompanha”.

A associação dispõe ainda de uma Linha de Apoio da Diabetes (21 381 61 61), que pode ajudar a responder a esta e a outras dúvidas.

PR/HN/Vaishaly Camões

1 Comment

  1. António Baião

    Bom dia desculpem o meu desabafo, mas tenho que dizer que me sinto um pouco abandonado por o nosso SNS, isto porque não consigo compreender como é que dizem que pessoas com diabetes, 30 a 40 por cento já foram facinadas. Eu sou diabético e a minha mulher e aí ninguém nos cotactou, nem sei se alguma o serei. O problema é que eu não tenho médico de família,como milhares de portugueses, estou isqurito no sentro de saúde de Moura Baixo Alentejo. Em fim restame esperar nem que seja depois da morto talvez chegue o tão esperando contacto. Obrigado

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights