Surto infeta 27 utentes e funcionários em lar da Ponte do Rol em Torres Vedras

1 de Fevereiro 2021

Um surto de Covid-19 com 27 infetados surgiu na Casa de Repouso Costa de Prata, na Ponte do Rol, no concelho de Torres Vedras, disse esta segunda-feira fonte oficial deste município do distrito de Lisboa.

Segundo a mesma fonte, dos 27 infetados, 25 são utentes e dois são funcionários, e foram detetados depois de terem sido efetuados testes a 32 utentes e 25 funcionários.

Neste lar, já foi administrada a primeira dose da vacina, acrescentou a mesma fonte.

No concelho de Torres Vedras, estão ativos outros surtos em lares.

No Lar de São José, de um total de 172 casos confirmados acumulados, 75 permanecem ativos, enquanto 23 pessoas morreram e 74 recuperaram.

No Lar de Nossa Senhora do Carmo, na Ordasqueira, o surto de Covid-19 atingiu uma centena de pessoas, das quais 12 continuam infetadas, 14 morreram e 74 estão curadas.

No Lar Nossa Senhora d’Ajuda, no Ramalhal, a Covid-19 atingiu 71 pessoas, 65 das quais permanecem doentes e seis morreram.

No Lar Barro Sénior Residence, foram infetadas 56 pessoas no total, das quais 40 continuam ‘positivas’, sete morreram e nove recuperaram.

De um total de 43 casos confirmados na Casa de Repouso Enseada da Harmonia, no Casal Barreirinha, 23 estão ativos, 10 curaram-se e outras 10 faleceram.

Sessenta e quatro pessoas, entre funcionários e utentes, também ficaram infetadas no Lar de Santo António, nos Campelos, das quais nove já recuperaram.

Outro surto de Covid-19 está ativo desde o período do Natal no hospital de Torres Vedras, com um total de 213 casos confirmados, dos quais 85 estão ativos. Morreram 34 pessoas e 98 recuperaram.

Além de profissionais de saúde e utentes hospitalizados, o total de casos de infeção engloba ainda utentes que foram contagiados quando estiveram internados na unidade por outras doenças, mas que estão a recuperar em casa.

De 20 infetados existentes nos Bombeiros de Torres Vedras, 14 permanecem ‘positivos’ e os restantes já estão curados.

Desde o início da pandemia, Torres Vedras contabiliza 4.774 casos confirmados, com 1.430 ativos, 3.226 recuperados e 118 mortos, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pelo município.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.227.605 mortos resultantes de mais de 102,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.482 pessoas dos 720.516 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights