Surto de Covid-19 em lar da Misericórdia de Évora está resolvido

2 de Fevereiro 2021

Um surto de Covid-19 num dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME), com dois óbitos, está resolvido e os residentes que não ficaram infetados já regressaram à instituição, disse hoje o provedor.

Em declarações à agência Lusa, o provedor da SCME, Francisco Lopes Figueira, indicou que o surto no Lar Nossa Senhora da Visitação “foi considerado extinto”, depois de as autoridades de saúde terem dado “alta a todos utentes e funcionários” que estiveram infetados.

Já os cinco utentes da instituição que fizeram teste negativo para o coronavírus SARS-CoV-2 e que, entretanto, tinham sido transferidos para a zona de concentração e apoio à população (ZCAP) de Mora, também no distrito de Évora, já regressaram ao lar, adiantou.

Segundo o responsável, na sequência do surto, foram infetados 19 dos 24 utentes e seis dos 19 funcionários, tendo sido registadas as mortes de duas utentes que já apresentavam “muitas debilidades anteriores à covid-19”.

O surto do vírus que provoca a Covid-19 no Lar Nossa Senhora da Visitação, da Misericórdia de Évora, foi confirmado em 29 de dezembro de 2020, inicialmente com 13 utentes e quatro funcionários infetados.

Este surto teve origem num trabalhador infetado no exterior, diagnosticado numa testagem regular da instituição, alguns dias antes, indicou anteriormente a Santa Casa da Misericórdia de Évora.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 2.227.605 mortos resultantes de mais de 102,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 12.757 pessoas dos 726.321 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights