Johnson & Johnson pede aprovação de vacina nos EUA

5 de Fevereiro 2021

A Johnson & Johnson pediu esta quinta-feira às autoridades sanitárias dos Estados Unidos autorização da sua vacina contra a Covid-19, e prepara-se para apresentar igual pedido aos reguladores europeus.

A vacina, que revelou nos ensaios clínicos níveis de eficácia inferiores aos das desenvolvidas pela Pfizer e Moderna, será avaliada pela Administração para a Alimentação e Medicamentos (FDA, na sigla inglesa) e por avaliadores independentes ao serviço das autoridades, podendo tornar-se na terceira vacina em utilização nos Estados Unidos e a primeira de dose única, no país com mais casos registados de Covid-19, quase 26,6 milhões.

De acordo com a empresa, em breve será apresentado um pedido semelhante junto dos reguladores europeus.

A Johnson & Johnson adianta que, assim que for concedida aprovação, terá doses de vacinas prontas para expedição, e que até junho poderá fornecer 100 milhões de doses nos Estados Unidos.

Peter Marks, responsável da FDA para a vacinação, afirmou recentemente que, na situação em que se encontra, “com tanto para fazer para controlar a pandemia”, é impossível “desperdiçar munições”.

A vacina da Johnson & Johnson revelou uma eficácia de 66% na prevenção de casos de Covid-19 moderados e severos, num estudo com 44 mil indivíduos nos Estados Unidos, América Latina e África do Sul.

Em relação aos sintomas mais graves, foi mais eficaz (85%) e, 28 dias depois da vacina, não se registou qualquer caso de hospitalização ou morte.

As vacinas Pfizer e Moderna revelaram, em ensaios clínicos em grande escala nos Estados Unidos, uma eficácia de 95% na proteção para a Covid-19 – ainda que os dados sejam anteriores à última vaga e, em particular, ao aparecimento de novas estirpes do coronavírus.

Na quarta-feira, o governo britânico defendeu que um estudo da Universidade de Oxford sobre a vacina AstraZeneca para a Covid-19 valida a decisão de retardar a segunda dose, estratégia rejeitada por países como os Estados Unidos.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou que mais de 10 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose de uma das várias vacinas contra a Covid-19, no Reino Unido, e que quase meio milhão de pessoas já receberam ambas as injeções.

Nos Estados Unidos, o principal perito em doenças infecciosas, Anthony Fauci, também se mostrou contra o adiamento da segunda dose da vacina.

Os Estados Unidos, adiantou, irão “seguir a ciência” e dados dos ensaios clínicos.

As duas doses das vacinas usadas nos Estados Unidos, as da Pfizer e Moderna, devem, respectivamente, ser dadas com intervalos de três e quatro semanas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights