Merkel e Macron apoiam estratégia de Bruxelas em matéria de vacinas

5 de Fevereiro 2021

O Presidente francês, Emmanuel Macron, e a chanceler alemã, Angela Merkel, expressaram hoje o seu apoio à estratégia de fornecimento e de distribuição das vacinas contra a covid-19 delineada pela Comissão Europeu, atualmente alvo de críticas e de atrasos.

“Apoio totalmente a abordagem europeia que temos adotado”, declarou o chefe de Estado francês durante uma conferência de imprensa conjunta com Angela Merkel, após um conselho de defesa franco-alemão.

“O que diríamos se a França e a Alemanha estivessem agora a competir em matéria de vacinas?”, interrogou o governante francês, respondendo logo de seguida: “Isso seria contraproducente”.

Por sua vez, a chanceler alemã frisou que a decisão de encomendar em conjunto as doses das vacinas contra a covid-19 foi e continua a ser a mais “acertada”.

Mas, segundo admitiu Merkel, “as capacidades de produção não são tão grandes como imaginávamos”.

“O que devemos preparar agora são as aquisições e a produção adicional de vacinas em nosso território”, acrescentou ainda Macron.

A Comissão Europeia, que negociou as pré-encomendas de vacinas contra a doença covid-19 em nome dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE), tem sido alvo de críticas após o registo de atrasos na campanha de vacinação.

A Europa, região do mundo que integra a UE e que totalizava até hoje (às 11:00 em Lisboa) 762.486 mortes em 34.173.922 casos de infeção pelo novo coronavírus confirmados, tem atualmente um registo de vacinação inferior em relação a certos países, como é o caso do Reino Unido, onde os apoiantes do ‘Brexit’ têm encarado tal situação como uma confirmação de que o país tomou a decisão certa ao sair do bloco comunitário.

Os líderes de quatro Estados-membros da UE – Grécia, Áustria, República Checa e Dinamarca – pediram hoje à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que agilize o diálogo sobre as vacinas contra a covid-19 ainda não aprovadas, para evitar problemas de distribuição.

“Com base na nossa experiência até ao momento, consideramos muito importante iniciar um diálogo com os produtores das próximas vacinas para evitar possíveis problemas antes que eles ocorram”, assinalaram os primeiros-ministros da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, Áustria, Sebastian Kurz, República Checa, Andrej Babis, e Dinamarca, Mette Fredriksen, numa carta enviada à líder do executivo comunitário.

Os quatro chefes de Governo esperam que a pressão exercida permita que as farmacêuticas “compreendam a gravidade da situação” e evite transtornos como os surgidos com a vacina da AstraZeneca/Oxford, entre outros.

A UE, que iniciou a vacinação a 27 de dezembro de 2020, já autorizou as vacinas anti-covid da Pfizer-BioNTech e da Moderna e concedeu uma autorização condicional à vacina da AstraZeneca/Oxford.

A pandemia da doença covid-19 provocou pelo menos 2.285.334 mortos resultantes de mais de 104,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus (SARS-Cov-2) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights