Chile vacina mais de 550 mil pessoas em três dias

6 de Fevereiro 2021

O Chile vacinou até hoje 556 mil pessoas, três dias depois de ter iniciado a campanha de vacinação em massa, destinada a pessoas idosas, anunciou o Ministério da Saúde deste país sul-americano.

Na passada quarta-feira, o Governo e os municípios tinham colocado à disposição estádios, praças e centros desportivos, bem como os centros de saúde de todo o país para atingir o objetivo de vacinar cinco milhões de pessoas até ao final de março e 15 milhões em julho, num universo de 18 milhões de habitantes.

O Chile tinha começado a vacinar os profissionais da saúde em dezembro, depois de ter recebido um primeiro lote de 154 mil doses de vacinas da Pfizer/BioNTech.

Esta campanha de vacinação, gratuita, teve desde quarta-feira a adesão massiva das pessoas com mais de 80 anos, as primeiras a terem sido convocadas.

Na sexta-feira 112.619 pessoas com mais de 85 anos foram vacinadas.

“Fizeram o esforço de sair das suas casas e mostraram uma forte convicção que para eles a vacina abre uma janela de esperança para o futuro”, afirmou o ministro da Saúde, Enrique Paris.

Também esta semana, o Chile começou a inocular as primeiras doses da vacina CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac, do qual deverá receber 10 milhões de doses.

O país concluiu os acordos para adquirir 36 milhões de doses com os laboratórios Pfizer, Sinovac, Johnson & Johnson e AstraZeneca.

As autoridades chilenas não excluíram a possibilidade de adquirir, mais tarde, a vacina russa Spoutnik V. Até ao momento nenhuma negociação foi encetada com o laboratório Moderna.

O Chile regista em média 4.000 novos casos de covid-19 por dia. Desde o início da pandemia este país registou mais de 740 mil contaminações e 18.808 mortes.

A vacina CoronoVac, já utilizada no Brasil e na Turquia, recebeu hoje o acordo “condicional” da autoridade chinesa do medicamento, que autoriza desde já a sua utilização para o público em geral no país de origem.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.299.637 mortos resultantes de mais de 105 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.954 pessoas dos 761.906 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights