Autarca de Vila do Conde critica “aproveitamento político” sobre centros de vacinação

8 de Fevereiro 2021

A Câmara de Vila de Conde, no distrito do Porto, garantiu esta segunda-feira ter instalações e condições logísticas para montar um centro de vacinação contra a Covid-19 no concelho, repudiando que o processo esteja a ser "aproveitado politicamente".

Atualmente, a população de Vila do Conde está a ser vacinada no concelho vizinho da Póvoa de Varzim, que integra o mesmo ACES (Agrupamento de Centros de Saúde), mas a presidente de Câmara garantiu ter disponibilizado às Autoridades de Saúde equipamentos para que o processo também possa decorrer no seu município.

“Falei com a ARS-Norte e informei que temos instalações disponíveis, equipamentos de frio para armazenar vacinas e um banco de voluntariado com pessoas ligadas à saúde para apoiar no processo. Disseram-me que não seria para já, porque está apenas previsto um centro de vacinação por cada ACES”, disse Elisa Ferraz.

A autarca disse “aceitar e compreender” que, nesta fase inicial vacinação, onde ainda estão disponíveis poucas doses, o processo seja concentrado num só local, mas garantiu que se as regras mudarem, e existir mais que centro de vacinação em cada ACES, irá “exigir” que Vila do Conde seja contemplada.

Elisa Ferraz espera que essa regra não seja alterada por “compadrios políticos”, e deixou fortes críticas ao PS local, principal força de oposição no concelho, por, alegadamente, se querer “aproveitar do tema com intuitos eleitoralistas”.

“Começamos a ouvir ameaças de que se não formos capazes falarão com os ‘amigos’ do Governo e haverá um centro de vacinação em Vila do Conde. Isso é uma pressão e um terrorismo político que não podemos aceitar”, vincou a presidente de Câmara, eleita pelo movimento independente NAU.

Elisa Ferraz disse não ter informações que será instalado um centro de vacinação no concelho “à revelia das informações prestadas pelas Autoridades de Saúde à Câmara Municipal”, mas garantiu estar “alerta”, mencionando uma situação no concelho vizinho de Esposende.

“Nesse município parece que se passou o mesmo e que os compadrios deram resultado. Sinto-me ofendida com essas ameaças que pairam sobre os autarcas que não têm a mesma cor partidária. Isso não é aceitável numa normal oposição política”, acrescentou.

A presidente da Câmara de Vila do Conde manifestou, ainda, a sua posição que “os autarcas não devem ter acesso prioritário às vacinas”, e garantiu que no executivo que lidera “todos vão esperar pela sua vez”.

“Seremos vacinados quando formos chamados, dentro do nosso grupo etário, como simples membros da comunidade. Repudio que se faça valer do cargo para passar para linha da frente da vacinação. Também sou presidente de uma Instituição de Solidariedade Social e, tal como eu, nenhum membro da Direção teve acesso a vacina”, garantiu Elisa Ferraz.

A autarca mostrou, por fim, satisfação pela redução do número de novos caso de Covid-19 no concelho, referindo que na última informação que recebeu, houve uma diminuição de 812 para 455 de novas infeções numa semana.

Lusa/HN

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

ULS Coimbra anuncia projetos vencedores do INTEGRAR+COIMBRA

No Dia Mundial da Saúde, a Unidade Local de Saúde de Coimbra revelou os projetos vencedores da segunda edição do Programa INTEGRAR+COIMBRA: um percurso clínico integrado para a obesidade e um programa de diagnóstico precoce de tumores malignos do ovário, promovendo cuidados centrados no utente.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights