Segundo os deputados Carla Borges, Fernando Ruas, Pedro Alves e António Lima Costa, a extensão de saúde da Lajeosa do Dão, integrada na Unidade de Saúde Familiar Cândido Figueiredo, encerrou “de forma inesperada” no dia 01 de fevereiro, devido à reforma de uma funcionária administrativa, “que não foi substituída atempadamente”.
“Esta importante unidade de saúde serve uma população de cerca de 1.940 habitantes e está localizada estrategicamente na sede da freguesia. Tratando-se de uma das cinco vilas do concelho de Tondela, o seu funcionamento é fundamental no acesso a cuidados de saúde primários por parte de uma população idosa, com um elevado número de agregados familiares com necessidades socioeconómicas”, alertam.
Os deputados sociais-democratas lembram que, “infelizmente, não se trata de uma situação isolada”, uma vez que, recentemente, encerrou também a extensão de saúde do Caramulo e, em 2015, a de São João do Monte.
“E é neste contexto de encerramentos sistemáticos por falta de assistentes operacionais ou administrativos que, desde o dia 01 de fevereiro, em pleno pico pandémico, os utentes desta unidade de saúde (Lajeosa do Dão), são obrigados a deslocarem-se à extensão de saúde de Canas de Santa Maria”, acrescentam.
Neste âmbito, os deputados perguntaram ao Governo “para quando a reabertura das extensões da Lajeosa do Dão, do Caramulo e de São João do Monte” e em que moldes tal acontecerá.
Lusa/HN
0 Comments