Universidade de Coimbra disponibiliza apoio aos profissionais de saúde

12 de Fevereiro 2021

A Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental da Universidade de Coimbra anunciou esta sexta-feira que vai “disponibilizar consultas de gratuitas de psicologia e de psiquiatria” aos profissionais de saúde da linha da frente no combate à Covid-19.

A iniciativa, denominada “#HelpToCare”, tem o intuito de “dar resposta” à “sobrecarga, pressão e exaustão” que os profissionais sentem ao lidar diariamente com a pandemia.

A Universidade de Coimbra explica que a “pressão e as condições de trabalho de extrema exigência” levam a uma “posição de maior vulnerabilidade ao desenvolvimento de sintomas de ansiedade, depressão e de perturbação pós-stress traumático”, lê-se em nota de imprensa.

Para fazer face a estes sintomas, a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental (UpC3) da Universidade de Coimbra iniciou o programa “#HelpToCare” para garantir “bem-estar destes profissionais”, salvaguardando a sua saúde mental.

A ação envolve consultas “online” de apoio psicológico e psiquiátrico gratuito, através do endereço upc3@uc.pt.

De acordo com a responsável pela iniciativa, Cláudia Ferreira, a pandemia tem tido um “forte impacto na saúde mental” devido aos elevados níveis de “stress, ansiedade e depressão”, e por isso, sublinha a importância desta iniciativa aos profissionais de saúde.

“Para além do benefício indiscutível do suporte social geral, a importância de pedir ajuda quando necessário e poder obter acompanhamento clínico especializado é fundamental para conseguir lidar com a exigência das situações com que estes profissionais se confrontam na sua vida profissional e pessoal. Será este o contributo solidário que a UpC3 pretende oferecer”, refere a coordenadora da UpC3, Cristina Canavarro, em comunicado enviado à agência Lusa.

Lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights