Sobe para onze o número de óbitos em lar de Estremoz

15 de Fevereiro 2021

O número de mortes no surto de Covid-19 no Lar Recolhimento de Nossa Senhora dos Mártires, em Estremoz (Évora), subiu de oito para 11, estando três utentes hospitalizados, revelou esta segunda-feira à agência Lusa fonte da instituição.

A mesma fonte indicou que os óbitos mais recentes foram de mais três utentes: uma mulher morreu no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e um homem e uma mulher morreram no lar, desde o dia 08 deste mês.

O total de vítimas mortais atingiu, pois, os 11 idosos, mais precisamente, seis homens e cinco mulheres.

Este surto de Covid-19 já infetou 74 pessoas, nomeadamente 56 do total de 60 utentes do lar, incluindo os idosos que morreram, e 18 funcionários.

Dos idosos, 45 estão ainda infetados pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a Covid-19, enquanto os outros quatro “estão negativos” e separados dos restantes, precisou a fonte.

No HESE, encontram-se internados três dos utentes, todos homens, e os restantes idosos permanecem no lar em “situação estável”, indicou.

Os primeiros casos na instituição foram detetados no dia 28 de janeiro, através da realização de testes rápidos feitos na instituição.

No dia 01 deste mês, de acordo com a fonte, foram testados todos os utentes e funcionários do lar, sendo que, dos 54 funcionários, 15 fizeram teste com resultado positivo para a SARS-CoV-2, tendo numa segunda testagem surgido “mais três positivos”.

“Os funcionários infetados estão em casa em situação estável”, acrescentou.

A fonte da instituição referiu ainda que uma brigada de intervenção rápida, enviada através da Segurança Social, está a dar apoio ao lar.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.400.543 mortos no mundo, resultantes de mais de 108,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 15.321 pessoas dos 785.756 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights