Declínio de contágios por Covid-19 abranda na Alemanha

18 de Fevereiro 2021

O declínio no número de novas infeções causadas pelo novo coronavírus abrandou na Alemanha e, nas últimas 24 horas, foram registados 10.207 novos casos e 534 mortes, segundo dados do Instituto Robert Koch (RKI) atualizados na madrugada de hoje.

Na quinta-feira da semana passada, foram registados 10.237 novos casos do SARS-CoV-2 e 666 óbitos.

A incidência cumulativa em sete dias aumentou ainda que ligeiramente em toda a Alemanha para 57,1 novas infeções por 100 mil habitantes, em comparação com 57 de quarta-feira, enquanto na semana anterior este número era de 64,2. As novas infeções numa semana totalizaram 47.525.

Nos últimos dias, o declínio da incidência abrandou significativamente.

Enquanto isso, o fator de reprodução (R), que leva em conta as infeções num intervalo de sete dias, situa-se em 0,85 na Alemanha como um todo, o que implica que cada cem infetados contagiam em média mais 85 pessoas.

Esse índice está em torno desses valores há vários dias.

O número de casos positivos desde que o primeiro contágio foi anunciado no país, em 27 de janeiro de 2020, totalizou 2.360.606 – dos quais 2.165.900 são pacientes considerados curados – e o número de mortes subiu para 66.698.

Os casos ativos estão atualmente em torno de 128 mil na Alemanha.

O número máximo de infeções foi registado no país em 18 de dezembro, com 33.777 novas infeções num dia, e a taxa de mortalidade em 14 de janeiro, com 1.244 óbitos.

O pico de incidência na esfera federal foi registado em 22 de dezembro, com 197,6 novas infeções por 100 mil habitantes numa semana e, em 28 de janeiro, caiu para menos de 100 pela primeira vez em três meses.

O número de pacientes com Covid-19 em unidades de cuidados intensivos na quarta-feira era de 3.251 (101 a menos em relação ao dia anterior), dos quais 1.842 (57% em relação à quarta-feira) precisam de respiração assistida, segundo dados da Associação Interdisciplinar Alemã de Cuidados Intensivos e Medicina de Emergência (DIVI).

Num dia, 387 novas admissões de pacientes com Covid-19 foram registadas nos cuidados intensivos e 488 deixaram estas mesmas unidades, das quais 32% (155) correspondem a óbitos, especificou o RKI.

Desde 26 de dezembro, o número de pessoas que já receberam pelo menos a primeira dose de uma das três vacinas disponíveis contra Covid-19 na Alemanha aumentou para 2.896.064, o que corresponde a 3,5% de participação, dos quais 1.525.943 (1,8%) já receberam a segunda dose.

Na quarta-feira, o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, considerou “promissor” que, apesar de terem triplicado os casos da variante do vírus detetada no Reino Unido (agora 22% dos novos casos), o número de novas infeções continue a cair no país.

Para o ministro, isso mostra que as medidas tomadas para minimizar os contactos “são eficazes e podem marcar a diferença”.

Nesse sentido, sublinhou que é preciso “especial cautela” nos passos para sair gradativamente da paralisação da vida pública vigente desde novembro – prolongada até 07 de março -, bem como observar diariamente o impacto do levantamento das restrições sobre a dinâmica de contágios.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2,4 milhões de mortos no mundo, resultantes de mais de 109,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novos diagnósticos de VIH aumentam quase 12% na UE/EEE em 2023

 A taxa de novos diagnósticos de pessoas infetadas pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH) cresceu 11,8% de 2022 para 2023 na União Europeia/Espaço Económico Europeu, que inclui a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein, indica um relatório divulgado hoje.

Idade da reforma sobe para 66 anos e nove meses em 2026

A idade da reforma deverá subir para os 66 anos e nove meses em 2026, um aumento de dois meses face ao valor que será praticado em 2025, segundo os cálculos com base nos dados provisórios divulgados hoje pelo INE.

Revolução no Diagnóstico e Tratamento da Apneia do Sono em Portugal

A Dra. Paula Gonçalves Pinto, da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, concorreu à 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH), com um projeto inovador para o diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono (SAHS). O projeto “Innobics-SAHS” visa revolucionar a abordagem atual, reduzindo significativamente as listas de espera e melhorando a eficiência do processo através da integração de cuidados de saúde primários e hospitalares, suportada por uma plataforma digital. Esta iniciativa promete não só melhorar a qualidade de vida dos doentes, mas também otimizar os recursos do sistema de saúde

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Cerimónia de Abertura da 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde: Inovação e Excelência no Setor da Saúde Português

A Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizou a cerimónia de abertura da 17ª edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, destacando a importância da inovação e excelência no setor da saúde em Portugal. O evento contou com a participação de representantes de várias entidades de saúde nacionais e regionais, reafirmando o compromisso com a melhoria contínua dos cuidados de saúde no país

Crescer em contacto com animais reduz o risco de alergias

As crianças que crescem com animais de estimação ou em ambientes de criação de animais têm menos probabilidade de desenvolver alergias, devido ao contacto precoce com bactérias anaeróbias comuns nas mucosas do corpo humano.

MAIS LIDAS

Share This