Pandemia é um dos destaques da Bienal Internacional de Arte de Gaia

7 de Março 2021

A pandemia da covid-19 é um dos destaques da Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Gaia, que arranca a 17 de abril e decorre até 20 de julho com “centenas de artistas”, revelou hoje a organização.

“Uma das características da nossa bienal é que é uma bienal de causas. Não queremos expor arte pela arte, queremos expor arte e agitar consciências. Este [a pandemia] é um dos temas aos quais não podemos estar indiferentes”, referiu o diretor da iniciativa, Agostinho Santos.

Assim, a exposição “Coronavírus não destrói a criatividade – Reações e Consequências” é uma das várias iniciativas previstas para a antiga fiação de Crestuma, em Lever, local que vai acolher a Bienal de Arte de Gaia 2021, depois de já ter acolhido a edição de 2019, mas este ano com a particularidade de oferecer ao evento mais espaço.

“São três pavilhões, seis mil metros quadrados, a segurança está em primeiro lugar”, disse à agência Lusa o responsável.

Agostinho Santos adiantou também que esta exposição parte de um desafio lançado aos artistas ainda na primeira vaga da pandemia, em 2020, altura em que estes foram convidados a abordar o tema quer através da pintura, quer através de outras expressões artísticas.

Ao todo, 176 artistas de oito nacionalidades responderam ao repto.

Outro dos destaques desta quarta edição da Bienal de Arte de Gaia é a exposição ligada ao concurso internacional ao qual concorreram 212 artistas de 17 nacionalidades.

Somam-se homenagens e outras iniciativas de um evento organizado de dois em dois anos, desde 2015, pela Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, CRL, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights