Especialistas da OMS divulgam relatório sobre origem da pandemia provavelmente na próxima semana

16 de Março 2021

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS), enviados à China em janeiro para estudar as origens da pandemia do SARS-CoV-2, publicarão o seu relatório "muito provavelmente" na próxima semana, disse esta terça-feira a agência das Nações Unidas.

“O relatório simplesmente não está pronto”, disse o porta-voz da OMS Christian Lindmeier, numa conferência de imprensa em Genebra.

“O que estamos a perceber dos membros da missão é que o relatório muito provavelmente será divulgado na próxima semana”, acrescentou.

A publicação deste relatório, elaborado em conjunto com especialistas chineses, é aguardada com grande expectativa.

Inicialmente, a OMS havia dito que a equipa de especialistas, que permaneceu em Wuhan por quatro semanas, divulgaria rapidamente um relatório preliminar antes do relatório final.

Este documento preliminar foi finalmente abandonado em fevereiro, mas sem qualquer explicação.

Em seguida, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou no dia 05 de março que o relatório seria publicado na semana de 15 de março, prometendo enviá-lo primeiro aos Estados membros “antes da sua publicação”.

A OMS foi encarregada, numa resolução adotada em maio de 2020 pelos seus membros, de estudar as origens do SARS-CoV-2, que provoca a covid-19, em colaboração com especialistas chineses.

A seleção dos especialistas demorou muito e os especialistas, reconhecidos pelos seus pares em suas diversas especialidades, só puderam ir à China em janeiro, após longas discussões entre Pequim e a OMS.

“Como sabe, com todos esses relatórios, quanto mais pessoas estão envolvidas, mais pessoas têm uma palavra a dizer”, disse Christian Lindmeier.

“Precisa de ser finalizado. Eles querem fazer direito e estamos a aguardar o relatório final”, insistiu.

Durante uma longa conferência de imprensa em Wuhan, no final da sua missão, os especialistas da OMS expuseram as diferentes hipóteses de trabalho sobre como o vírus que causa a Covid-19 passou de animal para animal.

Pareciam descartar a hipótese de o vírus ter escapado do Instituto de Virologia de Wuhan, como alegou a administração de Donald Trump, considerando-o altamente improvável.

Mas o diretor-geral da OMS logo depois retificou a situação, afirmando que “todas as suposições permanecem na mesa” para explicar a origem da pandemia.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2,6 milhões de mortos no mundo, resultantes de mais de 119,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Dar a Volta à DII: Saúde Mental e Intestinos

Para quem vive com Doença Inflamatória Intestinal (DII), cada dia pode trazer desafios inesperados. As crises podem surgir sem aviso, obrigando os doentes a adaptar constantemente a sua rotina para gerir os sintomas. No próximo episódio de Dar a Volta à DII é abordada a importância do reconhecimento precoce dos sinais de uma crise e das estratégias para minimizar o impacto da doença no quotidiano.

Miguel Raimundo: “A endometriose não impede o sonho de ser mãe”

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, o Dr. Miguel Raimundo, Médico Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e PMA, aborda os desafios da endometriose e os avanços na fertilização in vitro (FIV), destacando que “a FIV é um avanço muito importante para concretizar o sonho da maternidade, mesmo em casos graves.

Oferta de residências sénior apenas satisfaz 4% das necessidades em Portugal

As residências sénior em Portugal enfrentam uma ocupação quase total, com 70% das unidades a operarem a 100% da capacidade. A pressão da procura, impulsionada pelo envelhecimento populacional, levou a aumentos de preços superiores a 5% em 25% das residências, enquanto as listas de espera continuam a crescer, refletindo a escassez de vagas e a necessidade de mais investimentos no setor.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights