Suíça vai ter certificados de vacinação a partir do verão

24 de Março 2021

O departamento federal suíço de Saúde Pública anunciou esta quarta-feira que vai poder emitir certificados de vacinação da Covid-19 a partir do verão, assegurando que serão "internacionalmente reconhecidos e não podem ser falsificados".

A diretora do departamento de Saúde Pública, Anne Lévy, disse que a Suíça está a acompanhar de perto a evolução deste tipo de certificado na União Europeia, embora admita atuar de forma independente caso a iniciativa seja adiada nos países vizinhos.

A Comissão Europeia já informou que está a analisar a emissão de certificados de vacinação contra a Covid-19 para os cidadãos dos 27 países membros, para permitir uma mais segura circulação entre fronteiras em época de pandemia.

Embora não faça parte da União Europeia, a Suíça integra o espaço do acordo de Schengen, que decorre de uma convenção sobre abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários.

O certificado suíço de vacinação contra a Covid-19 deve ficar disponível em formato físico e digital, permitindo que os seus titulares superem certas restrições, especialmente em termos de viagens.

Numa primeira fase, o documento não levará em consideração se o seu portador já foi previamente infetado com  Covid-19 ou se apresentou resultado negativo nos testes, embora esta informação possa vir a ser inserida a longo prazo, afirmou Lévy, em declarações à estação de televisão suíça RTS.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.735.411 mortos no mundo, resultantes de mais de 124,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Produtos para cabelo retirados do mercado após alerta da DECO

A L’Oréal Portugal retirou do mercado nacional todas as unidades da gama de cuidados para o cabelo ‘Hair Booster’ da marca Fructis parecidas com saquetas de fruta para crianças, após uma denúncia da DECO e intervenção do Infarmed

MAIS LIDAS

Share This