ONU exige que o Brasil respeite os direitos humanos dos dependentes químicos

25 de Março 2021

O Brasil deve oferecer tratamentos que respeitem os direitos humanos e a dignidade dos dependentes químicos, exigiu esta quinta-feira o organismo das Nações Unidas (ONU) que zela pelo cumprimento dos tratados antidrogas.

O Comité Internacional de Controlo de Narcóticos (INCB, na sigla em inglês) critica, no seu relatório anual divulgado em Viena, os tratamentos de desintoxicação obrigatórios no Brasil que, em muitos casos, usam métodos que não têm base científica.

“O Conselho desaconselha o tratamento obrigatório para reabilitar pacientes com transtornos por uso de drogas e insta o Governo do Brasil a criar serviços de tratamento voluntários baseados em evidências, nos quais os direitos humanos sejam devidamente respeitados”, disse o INCB.

Em junho de 2019, o Governo liderado pelo Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, aprovou uma lei que permite, por um lado, o internamento compulsivo de consumidores de drogas e, por outro, o tratamento desses pacientes sem o seu consentimento em determinadas circunstâncias.

O INCB considera que se trata de uma prática que viola os “direitos humanos” e adverte o Brasil que razões médicas não devem ser utilizadas para aplicar medidas que violem “a dignidade das pessoas que usam drogas”.

Estas práticas violam não só direitos fundamentais como, de acordo com um estudo nacional realizado em 2017 e citado pelo relatório, 95% das “comunidades terapêuticas” onde se aplicam tratamentos, mesmo a menores, não se baseiam em qualquer evidência científica.

Por esse motivo, o INCB também defende a implementação de “serviços de tratamento voluntário” no Brasil, que sejam apoiados por dados clínicos e de eficácia comprovada.

Em geral, este órgão apela a todos os Estados que as políticas de drogas sejam baseadas em evidências científicas e no respeito aos direitos humanos dos consumidores, que não devem ser estigmatizados.

“Os direitos humanos são inalienáveis e as medidas adotadas pelos Estados que infringem as normas internacionalmente reconhecidas de direitos humanos também violam os tratados internacionais de controlo de drogas”, conclui o Conselho.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights