Cabo Verde com 117 infetados e um morto em 24 horas

1 de Abril 2021

As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 117 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, e um morto, elevando para 17.587 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1.099 amostras desde quarta-feira – um dos valores diários mais elevados desde o início da pandemia -, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 35 infetados (em 531 amostras) com o vírus que provoca a covid-19, contando agora com 550 casos ativos, além de um óbito por complicações associadas à doença registado nas últimas 24 horas.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de Ribeira Grande (seis), Santa Cruz (dois), São Miguel (um), São Domingos (um) e São Lourenço dos Órgãos (um).

O registo de 117 casos hoje sucede a um recorde de 191 novos infetados em todo o arquipélago na quarta-feira, que foi o maior desde o início da pandemia em Cabo Verde, muita acima do máximo anterior de 159 casos, em 11 de outubro de 2020.

Devido ao aumento do número de casos na última semana, sobretudo na Praia, o Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, pediu hoje um reforço da fiscalização às medidas de prevenção para travar a transmissão da covid-19, e o Governo convocou para esta tarde o gabinete de crise, para analisar a evolução da pandemia no arquipélago.

Ainda segundo os dados de hoje do Ministério da Saúde, na ilha do Sal, novo foco do vírus no arquipélago, foram confirmados mais 28 infetados (em 100 amostras) nas últimas 24 horas, passando a 213 casos ativos.

Foram ainda registados casos de covid-19 nas ilhas de São Vicente (20), Boa Vista (oito), São Nicolau (oito), Santo Antão (cinco) e Maio (dois).

Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença 63 infetados, subindo para 169 o acumulado de óbitos por complicações associadas à covid-19 e cinco por causas externas.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 17.587 casos do novo coronavírus, desde 19 de março de 2020 (quando foi diagnosticado o primeiro infetado no arquipélago), distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago regista hoje 1.065 casos ativos de infeção e soma 16.340 considerados recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.816.908 mortos no mundo, resultantes de mais de 128,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights