Dinamarca renuncia à vacina da Johnson & Johnson

3 de Maio 2021

A Dinamarca anunciou esta segunda-feira que vai renunciar ao uso da vacina anti-Covid-19 produzida pela farmacêutica Johnson & Johnson devido aos possíveis efeitos secundários, apesar de o regulador europeu ter autorizado a sua utilização.

“A Autoridade Nacional de Saúde dinamarquesa concluiu que os benefícios do uso da vacina para a Covid-19 da Johnson & Johnson não superam o risco de causar um possível efeito secundário”, referiu hoje a entidade.

Em causa está a possibilidade de as pessoas a quem é administrada esta vacina apresentarem trombocitopenia trombótica induzida por vacina (VITT, na sigla em inglês), um tipo muito raro de trombose.

“O programa de vacinação da Dinamarca irá continuar sem esta vacina”, adiantou a entidade.

A Dinamarca também foi o primeiro país da Europa a abandonar a vacina da AstraZeneca, em abril, embora vários outros se lhe tenham seguido.

A decisão da Dinamarca acontece apesar de tanto a Organização Mundial de Saúde como a Agência Europeia do Medicamento terem autorizado a sua administração.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.203.937 mortos no mundo, resultantes de mais de 152,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

“É uma equipa de pilotagem de um serviço ultra complexo”, “muito necessária para evitar ziguezagues, descontinuidades, perdas de memórias”. “Chame-se o que quiserem”. O SNS precisa de uma equipa que assegure a “estabilidade e continuidade das gestões técnicas estratégicas essenciais”, defende o presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights